O que é monitoramento 24×7?

O que é monitoramento 24x7?

Existe um serviço que monitora qualquer coisa? Então, exatamente o que é monitoramento 24×7? Se você é dono ou gestor em algum setor de uma empresa, certamente já perdeu algumas noites de sono pensando se o seu site estava funcionando durante a madrugada, se nenhum ataque cibernético aconteceu ou simplesmente pensando se na manhã seguinte estaria tudo ok com o sistema para a sua equipe trabalhar.

Essas são preocupações básicas podem ser facilmente resolvidas com o apoio de uma solução de monitoramento 24×7 eficiente. Dessa forma, a gestão consegue desapegar das tarefas operacionais e focar mais em ações que geram valor para o negócio.

De forma geral, o monitoramento 24×7 é o suporte de um ambiente de TI durante 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Ou seja, em qualquer momento do dia, haverá profissionais especializados e dedicados a resolver, e até mesmo prevenir, qualquer incidente que possa ocorrer.

Controle: Através do monitoramento 24×7 você tem controle sobre toda a infraestrutura do seu negócio, garantindo a disponibilidade de sistemas e aplicações;

Redução de custos: A terceirização desse serviço também gera redução dos custos para a empresa, uma vez que ela não precisa se preocupar com ferramentas, máquinas ou formar equipes internas. Além disso, a garantia de um ambiente sempre disponível evita que o negócio tenha perdas ou prejuízos por conta de falhas no sistema;

Monitoramento flexível: qualquer área do seu negócio pode ser monitorada e os serviços podem ser adaptados para cada negócio.

Ampla visão de negócio: através dos dashboards gerados é possível visualizar de forma simples qualquer indicador do negócio, desde temas relacionados ao ambiente de TI como projeção de vendas e lucros;

Relatórios: os relatórios são realizados no final de cada ciclo de monitoramento. Através deles os gestores conseguem entender o trabalho realizado no período, utilização dos recursos e projetar as ações futuras.

Outro benefício muito importante do monitoramento 24×7 é que ele aumenta a produtividade da equipe de TI da empresa, possibilitando que ela foque em questões menos operacionais e que realmente importam para o negócio.

Digamos que você possua uma grande rede de varejo fast-fashion, com lojas físicas e e-commerce. Imagine um cenário de black friday, onde as vendas aumentam significativamente e o fluxo de clientes, nas lojas e online, está muito alto. De repente, o grande número de conexões sobrecarrega o ambiente de TI e todo o sistema fica fora do ar.

No caso de uma equipe interna, as lojas precisariam acionar o suporte que então iria pesquisar a raiz do problema, realizar testes, diagnosticar e só então resolver o problema. Esse processo pode levar horas e nesse cenário, cada minuto em que o sistema permanece fora do ar significa prejuízo financeiro para o seu negócio.

Agora, se você terceiriza o seu monitoramento de TI, esse problema seria rapidamente resolvido por uma equipe de profissionais especializada e, consequentemente, com maior facilidade em diagnosticar e resolver incidentes. Dessa forma, seus colaboradores ficam livres para se dedicarem a outras tarefas que gerem valor para o seu negócio.

Mais sobre monitoramento

Além de tudo o que falamos aqui sobre monitoramento, existem ramificações importantes desta prática, voltadas para mirar em dores específicas e garantir a assertividade no desenvolvimento desta prática em empresas de pequeno, médio e grande porte.

Monitoramento de Infraestrutura

É a base que sustenta todo o serviço do monitoramento corporativo. Garante a disponibilidade de servidores, ambientes telecom, telefonia e muito mais. Saiba mais clicando aqui.

Monitoramento de Aplicação

Garante uma visão clara da saúde das suas aplicações, coleta de dados importantes para formar indicadores, experiência real de uso e acesso dos usuários quanto a performance e disponibilidade. Saiba mais clicando aqui.

Monitoramento de Serviços

Através de monitoramentos específicos em infraestrutura de TI, aplicações, sistemas e bases de dados, coleta informações para alimentar KPIs. Saiba mais clicando aqui.

Monitoramento de Redes

É o processo responsável por medir em tempo real, 24 horas por dia, os recursos das redes de computadores, sendo responsável por detectar anomalias de performance e disponibilidade. Saiba mais clicando aqui.

Agora que você já sabe mais sobre monitoramento, entre em contato com os nossos especialistas e descubra o modelo ideal para o seu negócio. A Unirede é especialista em coleta de dados e implementa o monitoramento de infraestrutura de TI, aplicações e negócio através do conceito de monitoramento em camadas.

Ah, e se você deseja se profissionalizar, conheça a Unirede Treinamentos. Possuímos treinamentos oficiais Zabbix, a maior ferramenta de monitoramento open source do mundo.

 

Entre em contato e fale com um dos nossos Especialistas para tirar as suas dúvidas e conhecer mais da Unirede.

Assine a nossa Newsletter!

Quer saber de próximos treinamentos, notícias, publicações, webinars e também sobre eventos da Unirede? Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Você pode gostar também…

Expression Macros no Zabbix

Expression Macros no Zabbix

O Zabbix já está em sua versão 6.2 (em dias, na 6.4) e notadamente, sua utilização em grandes ambientes corporativos tem crescido juntamente com a quantidade de funcionalidades trazidas por cada nova release e isso, para os mais variados setores da indústria. Em tais...

Zabbix como ferramenta de apoio na descoberta de vulnerabilidades

Zabbix como ferramenta de apoio na descoberta de vulnerabilidades

çãA utilização da ferramenta opensource Zabbix no dia-a-dia de profissionais de TI é fundamental para garantir a estabilidade de ambientes, obtendo dados de sinais vitais e outras opções. Dentre essas outras opções, conforme necessidade e contexto, é possível...

Dicas para usar o Geomaps Widget do Zabbix 6.0

Dicas para usar o Geomaps Widget do Zabbix 6.0

A versão 6.0 do Zabbix conta com um widget para geolocalização dos hosts, exibindo-os em um Dashboard, conforme filtros que podemos aplicar. Acontece que, apesar de parecer simples (e é!), versões anteriores precisavam de integrações e alterações em código para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest