A Unirede foi convidada a executar o desafio de projetar e transformar problemas em soluções na infraestrutura de TI em uma grande empresa do segmento de energia. A Unirede, especializada em monitoramento de ambientes, trouxe disponibilidade e desempenho na Infraestrutura de TI, além de melhorar processos na empresa. Para saber mais sobre como a Unirede realizou esse trabalho, leia abaixo:

 

QUAIS ERAM OS DESAFIOS?

A empresa possuía uma rede com mais de 8.000 elementos que necessitavam de  gerenciamento. Precisavam também, de mais de 50 analistas técnicos da área de Operação, que atuassem com as ferramentas adequadas para que esta gestão fosse devidamente efetivada, os principais desafios eram mitigar:

  • Atendimento reativo a falhas de ambiente;
  • Atendimento de problemas sem registros formais;
  • Controle sobre a gestão de mudanças;
  • Sem visão sobre pontos de degradação de desempenho;
  • Ferramenta de monitoramento com funções restritivas;
  • Compliance com a Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANAEL), com visão dos indicadores de qualidade dos serviços prestados de distribuição e entrega de energia;

COMO A UNIREDE AJUDOU?

A Unirede se apresentou como um grande solucionador, por se tratar de uma empresa especialista em Monitoramento Estratégico e Operações de NOC, além de suas plataformas de tecnologia serem sustentadas por sistemas de software livre. A identidade vinculada a marca Zabbix, sendo a maior referência Open Source em monitoramento do mundo, também foi um diferencial para a performance.

A solução implementada consiste em um sistema de apoio para as operações de NOC, e que não se restringe apenas ao sistema, mas também a consultoria para implantação e desenho dos processos.

As principais funcionalidades são:

  • Monitoramento da disponibilidade, desempenho e qualidade da infraestrutura e aplicações;
  • Mapas de fluxo de tráfego de rede;
  • Dashboards e relatórios gerenciais;
  • Gestão de tickets;
  • Design de processos ITIL;
  • Gestão das configurações e inventário;
  • Solução 100% Open Source e integradas;
  • Plataforma com Redundância e Alta Disponibilidade;

Há integrações com outros sistemas tais como:

  • Softwares de gerência proprietária para equipamentos de Telecom como Nokia, RAD, V2COM, entre outros.
  • Ipam SolarWinds;
  • Tacacs+ e Radius;
  • FTI – EXFO;
  • INGRID;

O PROJETO

 

O projeto de implementação durou 18 meses. Foram realizadas alocações de profissionais especialistas em monitoramento estratégico, Zabbix, Banco de Dados, OTRS e desenvolvedores. O planejamento foi todo feito com mapeamento de requisitos, visitas de campo, alinhamentos de expectativas e todo um mapeamento dos processos. As áreas participantes do projeto foram a de Operação e Suporte. Foi disponibilizado todo um time de primeiro atendimento operacional 24x7, que ficou a disposição e com foco restrito. Além de gestores de atendimento e qualidade, juntamente com o time de analistas técnicos de campo.

 

RESULTADOS

 

Foi possível extrair dados da empresa e reuni-los de forma que facilitem e apoiem na tomada de decisões. Trazendo mais desempenho, perfomance, disponibilidade e consequente há mais tempo para focar em outras necessidades do negócio. outras formas. Confira os resultados positivos do projeto:

 

  • Melhoria na disponibilidade da rede das Operadoras;
  • Gestão a vista com KPIs de qualidade e desempenho da operação;
  • Controle de produtividade dos times técnicos;
  • Proatividades na identificação de falhas, problemas de desempenho e disponibilidade;
  • Registro das atividades e operações do NOC;
  • Formalização de processos de atendimento.

 

CENTRO DE REDES INTELIGENTES

 

O Líder Técnico da Unirede, Vinicius Murmann, participou de todo o projeto desde a sua concepção. Ele fala um pouco sobre a sua experiência na criação de um Centro de Gerenciamento de Redes Inteligentes.

 

1. O que é e como atua o Centro de Redes Inteligentes?

 

O gerenciamento de Redes Inteligentes, é responsável pela gestão dos serviços de infraestrutura tecnológica de uma empresa, no caso da empresa do ramo de energia, é focado no sistema elétrico. O Centro de Gerenciamento de Redes Inteligentes monitora as redes de telecomunicações das concessionárias de determinadas regiões do Brasil.  A inovação permite uma visão completa da rede, além da gestão em tempo real dos eventos e emissão automática de relatórios de desempenho.

 

2. De que forma um Centro de Gerenciamento, pode contribuir para o negócio?

 

O Centro gerencia as redes e soluções de telecomunicações, automação, sistemas de tempo real e medição inteligente,  permitindo o monitoramento dos elementos conectados a rede de telecomunicações, como religadores, sensores inteligentes e medidores.  Com a Gestão de Incidentes centralizada desses equipamentos, o objetivo é melhorar o tempo de atendimento das ocorrências em campo, elevando os indicadores coletivos de continuidade, DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora).

 

3. Qual foi o papel da Unirede na criação da Centro de Gerenciamento de Redes Inteligentes?

 

A Unirede teve o papel de realizar o planejamento,  implementação e treinamento do  conjuntos de sistemas  utilizados nessa solução. Entre esses sistemas que se destacam,  o Zabbix  é responsável pelo monitoramento  de todos ativos da rede operativa, o OTRS responsável pela gestão de incidentes, o Grafana pela criação de telões de visualização e relatórios gerenciais, o Logstash responsável pelo Netflow, o salt Gestão de Configuração dos equipamentos e da rede. A expertise da Unirede com grandes ambientes foi fundamental para perfeita execução do projeto.

 

4. Como foi para você trabalhar em um projeto dessa importância?

 

Foi um grande desafio pessoal, tive o papel da liderança técnica do projeto, sendo responsável pela definição de todos os parâmetros técnicos que seriam implementados. Em conjunto com uma equipe experiente de técnicos,  Allan Oliveira, Hernandes Martins e Aécio Pires, e um planejamento prévio realizado antes da execução do projeto, esses fatores foram cruciais para  seu sucesso do projeto.  Esse trabalho prévio de levantamento de dados, homologação do cenário que seria implementado pelo cliente  permitiu uma execução quase perfeita sem nenhum incidente durante o processo de ativação dos sistemas.

 

PLANOS FUTUROS

 

Sempre com o objetivo de trazer melhorias para o cliente, a Unirede ainda tem planos e continuidade com a empresa, algumas são elas:

 

  • Suporte e consultoria recorrente para manutenção da solução de Gerência de NOC;
  • Customizações tardias na modelagem e melhoria continuados dos processos;
  • Manter as ferramentas e os processos aderentes as mudanças de negócio do cliente.

 

COMO A UNIREDE PODE AJUDAR O SEU NEGÓCIO?

Podemos ajudar o seu negócio na sustentação de toda a tecnologia que o move!

A Unirede pode ajudar com toda a sua experiência adquirida em soluções de TI. Trazendo as melhores práticas, processos já bem definidos, ferramentas amplamente utilizadas no mercado e profissionais capacitados para auxiliar a sua empresa a implementar todo este ciclo de gestão de TI. A Unirede é a única empresa Zabbix Premium Partner na América Latina, primeiro Certified Partner para as Américas e primeiro Training Partner mundial. Desde 2007 a Unirede tem sido responsável por disseminar a plataforma de monitoramento Zabbix e fomentar o seu uso. Quer saber mais? Entre em contato conosco! Converse com nossos especialistas.