+55 (11) 3230.4980 comercial@unirede.net

Monitoramento do negócio, o que é, e o que precisa para ser feito?

Monitoramento já faz tempo que é uma questão vital para qualquer empresa. O que vejo no meu dia-a-dia são empresas que querem ou apenas monitoram a infraestrutura. A infraestrutura é a base do monitoramento, porém, não deve ser o único ponto de controle e acompanhamento. Que tal implementar o monitoramento do negócio?

É importante lembrar que a infraestrutura de TI é algo que deve funcionar, o esperado da infraestrutura é que funcione perfeitamente. Muitas empresas estão migrando para estruturas de computação em nuvem para não terem mais a preocupação de garantias de servidores, discos queimando, portas de switch com problemas e diversos outros problemas que a infraestrutura local traz. Então, atualmente a infraestrutura é esperada que funcione, caso ela gere mais carga de trabalho do que benefícios para o negócio, sugiro olhar as soluções de computação em nuvem do mercado e descartar toda a governança que essa infraestrutura deve gerar.

Essa infraestrutura toda existe para suportar aplicações. Estas aplicações geralmente são o que realmente importa em uma empresa. Essas aplicações são os sistemas de negócio, sistemas de relacionamento com clientes, sistemas administrativos e de controles, sistemas financeiros e de faturamento e vários outros. Estes parecem ter muito mais importância, não? Vejo poucas empresas monitorando suas aplicações críticas. As vezes elas até querem monitorar, porém não se aventuram neste monitoramento por não saberem coletar os dados dos quais necessitam para efetivamente monitorar, ou, ainda pior, não possuem os seus indicadores chave bem definidos.

Agora, pense no negócio, qual é a atividade fim de minha empresa? Quais são os serviços que ela presta? Quem são os meus clientes e como eles consomem os meus serviços/produtos? Como eu ganho dinheiro? Neste ponto, você está chegando onde eu quero, você está pensando no negócio de sua empresa. Este negócio é suportado pelas aplicações que mencionei anteriormente e aquelas aplicações são suportadas pela infraestrutura que falei primeiro.

Monitoramento do negócio, parece óbvio, mas não é. Essa é a parte importante, monitorar a disponibilidade e performance do seu negócio. Se o seu negócio é vender através de um e-Commerce o seu negócio é vendas através de canal digital. Este negócio possui diversas peças de aplicações, infraestrutura e dependências de terceiros para funcionar. Quando você conseguir monitorar tudo isso e mapear as dependências que o seu negócio a nível de aplicações e infraestrutura você terá uma visão completa do que é crítico para a entrega de um produto/serviço/experiência de qualidade.

Neste ponto de maturidade de monitoramento, você não terá mais indisponibilidade que sejam resultado de algum erro ou negligência sua, ou, reduzirá em muito os períodos de indisponibilidade pois saberá exatamente o que está afetando a disponibilidade do seu negócio, e, será capaz de projetar no futuro possíveis indisponibilidades de acordo com o comportamento que o seu negócio está tendo.

Monitoramento do negócio resumidamente: Monitorar o serviço/produto ou forma de entrega deles para os clientes internos ou externos de sua empresa. Este monitoramento deverá obrigatoriamente possuir o monitoramento que essa entrega do serviço/produto possui a nível de aplicações dependentes e por fim a infraestrutura necessária para garantir a disponibilidade e desempenho destes serviços/produtos.

A Unirede é especialista em coleta de dados e implementa o monitoramento do negócio através do conceito de monitoramento em camadas. Ficou interessado? Saiba mais sobre monitoramento em camadas baixando o nosso eBook e venha conversar conosco para melhorar os seus resultados e não ser mais impactado (das mais diversas formas possíveis) por indisponibilidades do seu serviço.