Monitoramento de Infraestrutura de TI

Precisando de monitoramento de infraestrutura para a sua empresa ter uma melhor disponibilidade e desempenho? A Unirede é especialista em monitoramento de TI.

Monitoramento de infraestrutura de TI é a base que sustenta todo o serviço do monitoramento corporativo.

 

A disponibilidade e a performance da infraestrutura de TI são fundamentais para o bom andamento dos negócios e para garantir os bons resultados perante a clientes, acionistas e demais envolvidos.

Os gestores de TI estão cada vez mais envolvidos na estratégia das empresas e são ferramenta chave para o sucesso. O monitoramento da infraestrutura de TI traz uma visão clara e detalhada de todo o ambiente para o gestor. Esta visão pode ser consolidada em dashboards que trazem informação em tempo real para operações em formato NOC. Tudo isso 24 horas por dia, 7 dias por semana, monitorando como está a saúde da infraestrutura e saber que ações tomar para remedia-la caso necessário.

Através do monitoramento de infraestrutura de TI é possível avançar para o monitoramento de aplicações de TI e monitoramento de serviços de TI. Como isso funciona? A TI, Tecnologia da Informação, é repleta de equipamentos, estes equipamentos podem ser divididos em 3 classes:

Servidores

O monitoramento de servidores é o mais corriqueiro e começa pelo monitoramento dos sinais vitais do servidor. Os servidores podem ser entendidos de forma ampla, isto é, servidores físicos, virtuais ou em nuvem como infraestrutura como serviço (IaaS). Alguns exemplos são: Debian Linux, Red Hat Enterprise Linux, Suse Enterprise Linux, CentOS Linux, FreeBSD Unix, Microsoft Hyper-V, VMware, XenServer e Windows Server.

Telecom

As redes de dados são parte vital para as empresas, na era da nuvem ela acaba ganhando muita ênfase. O monitoramento de redes ou telecom captura os sinais vitais dos equipamentos da rede e é possível incluir coletas mais avançadas com o monitoramento de aplicações. Alguns exemplos são: Switches Gerenciáveis L2 e L3 com portas fixas ou modulares, Switches Virtuais, Routers, redes wireless controladas e access points.

Telefonia

A telefonia das empresas é muito sensível e para entregar o que se propõe com a qualidade esperada necessita ser monitorada. O monitoramento da telefonia transcende o monitoramento dos servidores e telecom e controla a qualidade do serviço como um todo. Alguns exemplos são: VoIP ASTERISK, VoIP ELASTIX e CallManager Cisco.

Essa classificação é feita para fins de melhor entendimento dos escopos e adoção de melhores práticas nas coletas de dados para cada tipo de equipamento. Porém, todas as classes possuem sinais vitais, o que são estes sinais vitais?

Carga de Processamento

Monitoramento do nível de processamento dos equipamentos para evitar sobrecargas.

utilização de memória

Monitoramento da disponibilidade de memória para evitar perda de performance.

capacidade de armazenamento

Monitoramento do espaço em disco para não deixar nada parar.

utilização de interfaces de rede

Monitorar a utilização e trafego de rede dos equipamentos.

No caso dos servidores ainda é possível monitorar processos de sistema operacional para saber se eles estão ativos ou não. A Unirede entende que o monitoramento é a coleta de dados destes equipamentos onde é possível estabelecer alertas e ser notificado quando uma determinada coleta atingir o nível de um alerta.

Benefícios que o monitoramento de infraestrutura de TI traz:

Redução de períodos de indisponibilidade

Visibilidade completa do ambiente

Insumos para o planejamento de capacidade

Maior performance para as aplicações

Maior satisfação para os clientes

Redução dos custos operacionais

Quer saber mais sobre monitoramento de infraestrutura?

Entre em contato conosco.