+55 (11) 3230.4980 comercial@unirede.net

NOC:
O QUE É, COMO FUNCIONA E O QUE SUA
EMPRESA GANHA COM A CENTRAL DE OPERAÇÕES DE REDE?

Todos os processos das empresas, atualmente, são compostos por tecnologia. Desde o menor ao maior, desde o aparentemente menos importante, até o mais crucial, não há setor que funcione que não tenha pelo menos uma parcela ou completamente, algum processo ligado na rede. Todo ambiente de Tecnologia da Informação (TI) precisar ter investimentos, precauções e responsabilidades que mantenham a estrutura e o negócio funcionando 100% e de forma eficiente. Em um mundo dinâmico, constantemente flexível e evolutivo, é preciso acompanhar a competitividade do mercado e a economia global. Por isso, os investimentos em NOC (Network Operations Center) ou Central de Operações de Rede se tornam mais do que necessários.

Mas, você ainda não entendeu bem o que é NOC e suas vantagens?

Descubra como a Central de Operações de Rede (NOC) é importante para manter o sucesso da sua empresa e sua estrutura de TI a todo o vapor e em tempo integral.

operadores-noc-unirede-solucoes-corporativas

O que é NOC e seus complementos?

Por definição o NOC é uma infraestrutura onde profissionais especializados fazem a administração e o monitoramento dos eventos de TI que estão ligados às redes de conexão e comunicação de uma organização, ou seja, é um centro de gerenciamento de TI. O NOC é responsável por manter a disponibilidade e performance de toda estrutura. Por meio de softwares específicos, essa qualificada equipe monitora os alertas que os roteadores, computadores, gateways, etc. geram. Esse pessoal do NOC atua que trabalha de forma preventiva, competente e dinâmica e com o objetivo de manter o ambiente de TI o mais estável possível.

O que é NMC (Network Management Center) e o que tem a ver com o NOC?

NMC é o Centro de Gerenciamento da Rede onde através de processos de gestão e melhoria continuada, maximiza a disponibilidade e performance da rede. Sendo assim, referência dentro do ambiente no qual opera. Então, o NOC é a operação e o NMC é a gestão.

O que é SOC e como ele complementa o NOC?

A definição de SOC (Security Operations Center) é a habilidade de identificar os incidentes que ameaçam os ativos presentes na rede. O SOC atua no reconhecimento das consistências dos ataques e assim auxiliando em como executar corretamente a estratégia de segurança. As operações de NOC e SOC são bem similares, porém o primeiro é focado em identificar problemas que afetem performance e disponibilidade e o segundo lida com problemas nos ativos de segurança, ambos se complementam.

O modelo NOC/NMC pode ser realizado internamente ou de forma terceirizada. O modelo terceirizado é menos custoso do que a implementação interna. Uma vez que a disponibilidade da equipe interna de TI pode ser focada em assuntos estratégicos e totalmente dedicada a aperfeiçoar seu papel nas empresas. Enquanto a terceirizada dispõem de tempo no modelo 24x7 (24 horas por dia, 7 dias por semana) para se aplicar ao monitoramento e cuidado com o ambiente.

Se quiser saber mais detalhes ainda sobre o que é monitoramento de rede e o que é NOC, acesse.

Como funciona o NOC?

O NOC é um dos pontos centrais da administração de um ambiente de tecnologia, principalmente quando falamos em boas práticas de TI. Diante do cenário competitivo atual, não fica apenas limitado a coletar informações do ambiente de TI, mas sim, do negócio como um todo, sendo uma ferramenta de apoio a tomada de decisão.

O Noc funciona através de coletas de informações no ambiente dos clientes é referência nos tratamentos de incidentes 24 horas por dia 7 dias por semana agilizando a ativação das partes envolvidas. O funcionamento do NOC é feito por meio dos analistas que sabem em tempo real o que está ocorrendo em toda infraestrutura através desses sistemas de monitoramento, analisando as inconformidades e evitando indisponibilidades (downtime). Os analistas do NOC atuam diante de processos e fluxos específicos homologados para garantir a velocidade nas respostas a incidentes. Então, com efetividade o objetivo é descobrir erros antes que ocorram e solucionar problemas no momento em que acontecem, antes que os mesmos sejam percebidos pelo cliente final.

Resumindo: o NOC não faz apenas o monitoramento, também estabiliza incidentes de forma imediata pela execução de scripts, cria relatórios de disponibilidade e capacidade dos ativos, gera informações para o suporte de infra e por aí vai. O serviço de NOC pode manter operações em atividade o ano inteiro, independente do tamanho da empresa, da quantidade de filiais, de funcionários, de sistemas interligados e também pode ser em qualquer lugar do mundo.

monitoramento-noc-unirede-solucoes-corporativas

Quais as vantagens que o NOC tem para o seu negócio?

Depois de saber o que é e como funciona o NOC, é válido compreender quais as vantagens que o NOC proporciona para o seu negócio.

A transformação digital está aí, e as empresas precisam e devem acompanhar as tendências. Por consequência toda infraestrutura digital precisa de manutenção e cuidado.

Uma das principais atribuições ao NOC é a solução eficiente e rápida. Já pensou o quanto de tempo você economiza quando todo o sistema funciona dentro da normalidade? Quando ocorre alguma anomalia dentro do sistema, o monitoramento constante identifica e já pode buscar soluções reduzindo riscos, erros e restabelecendo o sistema para a normalidade novamente. Isso é fundamental para o funcionamento de qualquer organização. Além disso, outro diferencial do serviço de NOC é a segurança. Imagina só identificar bugs e problemas antes de acontecer? Por meio de scripts, informações e ferramentas de automação, existe uma manutenção ativa, ou seja, tudo que envolve algo no sistema que pareça irregular, como algo que possa ser identificado como vírus, ou que tenha a necessidade de ser atualizado, etc é identificado logo logo. O NOC poupa tempo e trabalho, por consequência poupa a parte financeira.

E, também o gerenciamento remoto do NOC disponibiliza profissionais 24x7, portanto, ininterruptamente existe alguém zelando pela sua estrutura. Monitoramento remoto e constante evita que o problema seja mais grave e mais caro, fazendo com o que o erro possa ser imediatamente identificado e colocado para ser solucionado no mesmo momento do alerta. As falhas podem ser muitas e em diferentes formatos, mas graças a regularidade do monitoramento do NOC, até o menor dos problemas é corrigido, mais atividade e produtividade para a sua equipe e consequentemente para o seu empreendimento.

Terceirizar o NOC tem a vantagem de reduzir gastos com horas extras e causas trabalhistas, uma vez que os profissionais do NOC têm horários específicos, o contrato fica diretamente ligado a empresa contratada. Também pode ser benéfico para os profissionais de TI de cada empresa, uma vez que podem ter seus talentos direcionados para o negócio e para as partes estratégicas das suas funções. A área de TI normalmente é a mais inovadora e seus protagonistas podem participar sempre da evolução de seus segmentos.

E, a última, mas não menos importante das vantagens. Cliente satisfeito! Se o fluxo processual está andando nos conformes, se o sistema está funcionando com eficiência, se a sua infraestrutura de gerenciamento de TI está em boas mãos, mais tempo e energia poderá ser transferido para pensar e trabalhar para o cliente.

NOC e Monitoramento: por onde devo começar?

Dependendo do seu empreendimento, implementar um software de monitoramento de rede pode ser um grande desafio. Assim, o que recomendamos é efetuar uma implementação dividida em camadas. Abaixo você pode conferir o que são essas camadas:

 

Infraestrutura de TI

Monitoramento de infraestrutura TI, estamos abordando a base que sustenta todo o negócio. No caso da TI estar indisponível ou com baixa performance, impossibilitará de negócios serem feitos ou terá impacto negativo na experiência dos clientes. A disponibilidade e a performance da infraestrutura de TI são variáveis fundamentais para o bom andamento dos negócios e para garantir os bons resultados perante a clientes, acionistas e demais envolvidos. Saiba detalhes!

Aplicações

O monitoramento de aplicação garante uma visão clara da saúde das aplicações, coleta dados importantes para formar indicadores, experiência real de uso e acesso dos usuários quanto a performance e disponibilidade. Não diferente da infraestrutura de TI, aplicações sofrem com problemas de desempenho e disponibilidade.

Uma melhor prática é elaborar a relação dos elementos da TI para saber o que impacta onde. Um exemplo prático de como fazer isso na camada de infraestrutura é vincular uma determinada aplicação às suas dependências de infraestrutura e serviços, incluindo vínculos externos à sua estrutura de negócio. Saiba mais.

Serviços do negócio

Uma das partes mais importante é traduzir os seus esforços de planejamento e estratégias em operação. A operação do dia-a-dia nada mais é que a execução das definições que vieram sendo traduzidas em ações operacionais. Portanto é necessário que você tenha indicadores para medir os resultados de suas estratégias. É neste momento que entra o monitoramento de serviços do negócio.

Monitoramento do Negócio, ou, Monitoramento de Serviços do Negócio utiliza monitoramentos específicos em infraestrutura de TI, aplicações, sistemas e bases de dados para coletar informações e alimentar Key Performance Indicators (KPIs). Saiba mais.

Como é o dashboard que o NOC utiliza?

Utilizando os softwares corretos e as pessoas certas, tudo vai correr conforme o esperado! As funcionalidades do NOC são avançadas e altamente projetadas para uma leitura dinâmica. Os dashboards do NOC foram arquitetados para facilitar a identificação de alertas de incidentes do administrador do ambiente. Pelo dashboard do NOC é feito o monitoramento constante e em tempo real de qualquer sistema, esteja em qualquer lugar do mundo, qual tamanho de estrutura for.

Dashboard conectividade

Dashboard que representa a disponibilidade e performance dos links de comunicação.

Dashboard de throughput

Dashboard que representa de forma gráfica o tráfego de links.

Dashboard de TEF

Dashboard que representa fluxo de transação eletrônica de fundos.

Como o NOC da Unirede pode ajudar?

Trazendo as melhores práticas, processos já bem definidos, ferramentas amplamente utilizadas no mercado e profissionais capacitados para auxiliar a sua empresa a implementar todo este ciclo de gestão de TI.  A Unirede trabalha com tecnologias Open Source, desta forma consegue entregar com flexibilidade de acordo com cada necessidade e maior visibilidade de adoção de solução de NOC para aumentar a performance do seu negócio. Ganhe agilidade com a maior visibilidade da infraestrutura de incidentes. Acompanhe a saúde do seu negócio e saiba exatamente o que exige atenção. Com a Unirede, é possível efetuar a coleta de dados e centralizar com o NOC, tendo acesso a relatórios diários dos resultados.

Confira algumas das aplicações mais utilizadas do NOC da Unirede.

– Sistemas, Redes Lan e Wan e Segurança;

– Componentes de Servidores;

– Sistemas de armazenamento;

– Sistemas Operacionais Multiplataforma;

– Bancos de Dados, Middleware e Aplicações;

– Disponibilidade e desempenho de aplicação;

– Web (experiência do usuário).

 

NOC: o que é o software opensource Zabbix?

A Unirede é a única empresa Zabbix Premium Partner na América Latina, primeiro Certified Partner para as Américas e primeiro Training Partner mundial. Desde 2007 a Unirede tem sido responsável por disseminar a plataforma de monitoramento Zabbix e fomentar o seu uso.

É o software totalmente free de monitoramento mais utilizado no mundo, projetado para medir a disponibilidade e desempenho de componentes de infraestrutura, aplicações e gerar indicadores estratégicos para o negócio. Com ele é possível extrair dados de sua empresa e reuni-los de forma que facilitem e apoiem na tomada de decisões.

O Zabbix garante o desempenho e a disponibilidade monitorando em formato de NOC em tempo real dezenas de milhares de elementos do seu negócio. Esses monitoramentos podem ser visualizados através de listas, mapas, gráficos e outras formas. O Zabbix oferece grande performance para coleta de dados e é escalável a grandes ambientes.

– Atividades que o NOC desempenha –

– Monitoramento ativo 24 horas por dia;
– Contato com fornecedores 24 horas por dia;
– Correção imediata de erros identificados;
– Emissão de Relatórios de disponibilidade e desempenho;
– Criação de planos de ação para melhorias do ambiente;
– Analise de capacidade do ambiente;
– Controle rotinas operacionais (backup, Integrações, Replicações, etc).

– Desafios que o NOC combate –

– Falta de visibilidade do ambiente de TI;
– Erros recorrentes em filiais;
– Perda de vendas por indisponibilidades;
– Reclamações de clientes em relação aos serviços prestados;
– Baixa qualidade nos serviços prestados;
– Usuários internos insatisfeitos;
– Falta de controles e fluxos no tratamento de incidentes;
– Indisponibilidade de serviços e aplicações para as filiais ou administração.

– Ganhos que o NOC produz –

– Aumento de vendas por conta da maior disponibilidade;
– Redução do custo operacional com TI;
– Utilização de profissionais qualificados;
– Visibilidade maior do ambiente operacional;
– Aumento da satisfação dos usuários e clientes;
– Mais agilidade na identificação de instabilidades no ambiente;
– Atuação rápida junto a operadoras de comunicação (Oi, GVT, Embratel, etc).

Quer saber mais sobre o nosso serviço de NOC?

Entre em contato conosco.

Assine a nossa Newsletter

Fique por dentro de nossas postagens, treinamentos e demais eventos que a Unirede organiza.

You have Successfully Subscribed!