+55 (11) 3230.4980 comercial@unirede.net

NOC:
O QUE É, COMO FUNCIONA E O QUE SUA
EMPRESA GANHA COM A CENTRAL DE OPERAÇÕES DE REDE?

Todos os processos das empresas, atualmente, são compostos por elementos tecnológicos. Desde o menor ao maior, desde o aparentemente menos importante, até o mais crítico, não há setor que não tenha pelo menos uma fração, ou a totalidade, de algum processo feito através de um sistema.

Todo ambiente de Tecnologia da Informação (TI) precisar ter investimentos, precauções e profissionais com responsabilidades que mantenham a estrutura, e por consequência, o negócio funcionando 100% e de forma eficiente.

Em um mundo dinâmico, flexível e ágil, é preciso, no mínimo, acompanhar as demais empresas para não perder a competitividade. Assim, a TI das empresas tem crescido, tornando-se cada vez mais complexa e condizente com a necessidade de as empresas serem mais competitivas.

Os investimentos em Network Operations Center (NOC) ou Central de Operações de Rede se tornam mais do que necessários. Afinal, manter a disponibilidade, performance e coletar dados para tomar decisões nestes ambientes complexos, não é uma tarefa que você pode escolher não fazer.

Descubra como o NOC é importante para manter o sucesso da sua empresa e sua estrutura de TI a todo o vapor em tempo integral.

operadores-noc-unirede-solucoes-corporativas

O que é um NOC?

O Network Operations Center (NOC) é um dos pontos centrais da operação de um ambiente de Tecnologia da Informação (TI), principalmente quando falamos em boas práticas de TI. Em português pode ser encontrado traduzido como: Centro de Operações de Rede. É o ambiente que monitora os eventos da rede, responde a incidentes e recebe requisições. Diante do cenário competitivo atual, não fica apenas limitado a coletar informações do ambiente de TI, mas sim, do negócio como um todo, sendo uma ferramenta de apoio a tomada de decisão.

O que é NOC e seus complementos?

O que é Network Management Center (NMC) e o que tem a ver com o NOC?

NMC é o Centro de Gerenciamento da Rede onde através de processos de gestão e melhoria continuada, maximiza a disponibilidade e performance da rede. Sendo assim, referência dentro do ambiente no qual opera. O NOC é visto como uma estrutura que faz a operação e o NMC é uma estrutura um pouco mais abrangente, fazendo também os controles de configuração e gestão da rede.

O que é SOC e como ele complementa o NOC?

A definição de Security Operations Center (SOC), este possui a habilidade de identificar os incidentes que ameaçam os ativos presentes na rede. O SOC atua no reconhecimento de ataques e assim auxilia em como executar corretamente a estratégia de segurança. As operações de NOC e SOC são bem similares, porém o primeiro é focado em identificar problemas que afetem performance e disponibilidade e o segundo lida com problemas nos ativos de segurança, ambos se complementam.

Se quiser saber mais detalhes ainda sobre o que é monitoramento de rede e o que é NOC, acesse.

NOC

Como funciona o NOC?

O NOC funciona através de um conjunto de ferramentas de monitoramento, que coletam os dados de infraestruturas de TI, aplicações, bases de dados e serviços consumidos diretamente pelos usuários finais, ferramentas de gestão de serviços, que farão a gestão de filas de atendimento, registros em atendimento, encaminhamentos para outros times e emissão de relatórios de performance, processos, estes geralmente alinhados às melhores práticas adotadas pela TI, como por exemplo o ITIL e profissionais capacitados para fazer os atendimentos, também chamados de operadores.

O NOC irá coletar dados do ambiente, através do monitoramento, 24 horas por dia, 7 dias por semana, registrando eventos sem impacto no negócio e também incidentes que possuem algum nível de impacto ao negócio. Usuários podem solicitar serviços ao NOC, estes serviços são tratados como requisições e geralmente estão organizadas dentro de um catalogo de serviços.

Para que serve o NOC?

O NOC é o centro nervoso nas tratativas de incidentes e requisições para o seu negócio. É o responsável por responder a incidentes antes destes virarem um problema maior, que impacte na disponibilidade e performance do seu negócio. Estes incidentes são eventos que possuem uma criticidade maior e que reflete algum tipo de impacto que o negócio está tendo.

Estes eventos e incidentes são detectados pelas ferramentas de monitoramento que identificam anomalias e oscilações no ambiente e alarmam em tempo real os operadores para que eles atuem neste alerta. Estes operadores possuem processos e fluxos de trabalho já bem definidos e seguem estes processos para garantir a qualidade do atendimento e a rapidez na solução de um incidente. O objetivo é sempre resolver potenciais problemas antes que os mesmos sejam percebidos pelos usuários finais.

Os objetivos do NOC de forma macro são: Manter a disponibilidade do negócio, com a performance adequada e coletando dados de todo o ambiente para servir de insumo para futuras tomadas de decisões, trazendo assim, assertividade nas decisões.

monitoramento-noc-unirede-solucoes-corporativas

Quais as vantagens que o NOC tem para o seu negócio?

O NOC não faz apenas o monitoramento, por ele tratar de eventos recorrentes, oscilações e incidentes de impacto, com o passar do tempo o ambiente da empresa acaba por estabilizar, de forma a possibilitar novos movimentos da área de TI para aplicação de melhorias, alavancando os negócios. Algumas das vantagens para o seu negócio:

noc

Minimiza tempos de indisponibilidade

Por ter uma alta prontidão quanto a anomalias no ambiente, responde rápido a incidentes, antes mesmo de isso ser um impacto para os usuários.

noc

Previsão de comportamentos

Com base nas coletas do ambiente, é possível ter prontidão quanto a cenários futuros, recursos computacionais exauridos no futuro, com base em projeções feitas com dados históricos.

noc

Sempre alerta

Independente do horário, o NOC está sempre pronto para responder a um incidente ou requisição com roteiro homologado, afinal, o NOC é uma estrutura que funciona 24 horas por dia.

noc

Satisfação dos clientes

Com os serviços disponíveis, performance adequada e atendimento através de canais devidamente publicados e organizados trazem a satisfação dos clientes internos e externos do seu negócio.

noc

Mantém a performance adequada

Geralmente a degradação da performance de algum serviço é ocasionada pela falta de recursos computacionais para sustenta-lo, mantendo os recursos disponíveis é possível evitar degradações.

noc

Automação de ações

Ao invés de um operador tomar uma ação, é possível que o próprio sistema de monitoramento reaja perante a um incidente para o qual ele previamente parametrizado.

Monitoramento remoto

O monitoramento remoto e as interações remotas garantem a eficiência dos custos operacionais, não sendo necessário manter profissionais de campo de plantão e prontos para atuar.

noc

Coleta de dados para tomada de decisões

Fazer decisões sem informações para análise é algo que não tem mais espaço, as decisões devem ser analíticas e sobre dados concretos. O NOC irá gerar dados para auxiliar em decisões.

noc

Qualidade de atendimento

A estrutura de NOC é amparada por um conjunto grande de processos, rotinas, fluxos e documentos, tudo para garantir que os atendimentos e entregáveis sejam padronizados.

noc

Maior visibilidade do ambiente

O mapeamento do que deve ser monitorado e suas dependências dá uma visão clara da complexa malha que a TI corporativa geralmente se torna, criando mapas que guiam os operadores.

Como montar um NOC?

Montar um NOC não é tarefa fácil, porém, também não é impossível. Os primeiros passos são de desenho de como esta estrutura deverá gerar valor para o negócio, quais processos deverão ser conduzidos através dele, quais frameworks de melhores práticas deverão ser adotadas, quais serão as ferramentas de monitoramento, tickets e visualização de dados, arquitetura física e distribuição dos operadores são preocupações no momento de iniciar o seu projeto.

Após estas questões iniciais, deverão ser consideradas questões de recursos humanos, turnos que deverão ser preenchidos, tamanho da jornada de trabalho, recursos extras para cobrir férias, feriados e demais datas de folga.

Enfim, são diversos detalhes, e sempre terão melhorias para serem feitas. Toda esta complexidade gera uma pergunta muito pertinente:

NOC próprio ou terceirizado?

Terceirizar o NOC é um tipo de contrato que à primeira vista pode não parecer tão atraente, porém, ele retira da empresa que está contratando o serviço diversas preocupações. Alguns exemplos: potenciais causas trabalhistas, pesada estrutura de gestão de recursos humanos, custos de treinamentos, horas extras e outros detalhes, transformando-os em um simples Acordo de Nível de Serviço, ou como é mais conhecido, em inglês, Service Level Agreement (SLA).

Para os profissionais de TI da empresa que contrata um NOC terceiro, existe a vantagem de focar no desenvolvimento de melhorias para o negócio e não aplicar tempo em manter o negócio operacional. Manter o negócio operando, agora é uma preocupação do NOC.

Por onde devo começar um NOC?

Com o monitoramento do ambiente. Dependendo do seu negócio, implementar uma ferramenta de monitoramento de rede pode ser um grande desafio. Assim, o que recomendamos é efetuar uma implementação dividida em camadas. Abaixo você pode conferir o que são essas camadas:

noc

Infraestrutura de TI

Monitoramento de infraestrutura TI, estamos abordando a base que sustenta todo o negócio. No caso da TI estar indisponível ou com baixa performance, impossibilitará de negócios serem feitos ou terá impacto negativo na experiência dos clientes.

Aplicações

O monitoramento de aplicação garante uma visão clara da saúde das aplicações, coleta dados importantes para formar indicadores, experiência real de uso e acesso dos usuários quanto a performance e disponibilidade.

Serviços do negócio

Monitoramento do Negócio, ou, Monitoramento de Serviços do Negócio utiliza monitoramentos específicos em infraestrutura de TI, aplicações, sistemas e bases de dados para coletar informações e alimentar Key Performance Indicators (KPIs).

Como são os dashboards que o NOC utiliza?

Utilizando as ferramentas corretas e as pessoas certas, tudo vai correr conforme o esperado. Após coletar os dados, a consolidação destes dados em informações úteis deve ser projetada para uma leitura dinâmica. Os dashboards do NOC foram concebidos para facilitar a identificação de alertas de incidentes pelo time de operadores. Pelo conjunto de dashboards do NOC é feito o monitoramento constante e em tempo real de qualquer sistema, de forma visual, com códigos de cores para chamar atenção de todos em caso de problemas de impacto ou um conjunto de incidentes que possuem potencial de gerar um alto impacto no negócio.

noc

Dashboard conectividade

Dashboard que representa a disponibilidade e performance dos links de comunicação.

noc

Dashboard SDWAN

Dashboard que representa o trafego das redes WAN definidas por software

noc

Dashboard de serviços

Dashboard que representa o percentual de serviços do negócio em utilização

noc

Dashboard de throughput

Dashboard que representa de forma gráfica o tráfego de links.

noc

Dashboard Links

Dashboard que representa o trafego e disponibilidade de links de comunicação

noc

Dashboard de trafego

Dashboard que representa uma análise de trafego através de NetFlow

noc

Dashboard de TEF

Dashboard que representa fluxo de transação eletrônica de fundos.

noc

Dashboard Trafego DC

Dashboard que representa o trafego de switches de datacenter com projeção

noc

Dashboard de UX

Dashboard que representa a experiência dos usuários ao acessar portais WEB

Como o NOC da Unirede pode ajudar?

A Unirede possui uma central de serviços destinada aos seus clientes com toda a estrutura de NOC, com processos sólidos que seguem a metodologia do framework ITIL, Gestão de Eventos, Incidentes, Requisições, Problemas, Configuração, Mudanças e Liberação que trazem maior disponibilidade e desempenho para o seu negócio.

Este conjunto de ferramentas, pessoas capacitas e processos já bem definidos de acordo com as necessidades do mercado trazem para a Unirede uma enorme vantagem quanto a velocidade de tratamento de incidentes, que neste caso, pode ser uma vantagem para o seu negócio.

A Unirede está há mais e 19 anos no mercado de sustentação de negócios, é especialista em monitoramento e reconhecida por grandes empresas como uma fornecedora de solução, serviços e tecnologia.

Confira algumas das aplicações e funções mais usuais no NOC da Unirede:

  • Monitoramento de sistemas, Redes LAN, WLAN, WAN e Segurança de perímetro;
  • Monitoramento de componentes de servidores, sistemas operacionais, sistemas de armazenamento e estruturas em cloud;
  • Monitoramento de bancos de dados, middleware e aplicações;
  • Monitoramento WEB – Experiência do Usuário;
  • Contato com fornecedores 24 horas por dia;
  • Correção imediata incidentes identificados;
  • Emissão de relatórios de disponibilidade e desempenho;
  • Criação de planos de ação para melhorias do ambiente;
  • Analise de capacidade do ambiente;
  • Controle rotinas operacionais (backup, Integrações, Replicações, etc);
  • Avaliação de dados históricos, para prever comportamentos futuros;
  • Notificação sobre eventos críticos, emergências e problemas no negócio;
  • Indicadores e projeções em tempo real com dashboards;
  • Geração de insumos para o planejamento de capacidade e compras de infraestrutura;
  • Controle de disponibilidade de serviços contratados (links de comunicação);
  • Atuação rápida junto a operadoras de comunicação (Oi, GVT, Embratel, etc).

Desafios que o NOC combate:

  • Falta de visibilidade do ambiente de TI;
  • Erros recorrentes em filiais;
  • Perda de vendas por indisponibilidades;
  • Reclamações de clientes em relação aos serviços prestados;
  • Baixa qualidade nos serviços prestados;
  • Usuários internos insatisfeitos;
  • Falta de controles e fluxos no tratamento de incidentes;
  • Indisponibilidade de serviços e aplicações para as filiais ou administração.

Quer saber mais sobre o nosso serviço de NOC?

Entre em contato conosco.

Assine a nossa Newsletter

Fique por dentro de nossas postagens, treinamentos e demais eventos que a Unirede organiza.

You have Successfully Subscribed!