+55 (11) 3230.4980 comercial@unirede.net

Monitoramento de Rede, o que é?

Antes de falarmos de monitoramento de rede, é necessário saber o que é esta rede e qual é a sua importância para o negócio. Redes de computadores são fundamentais na dinâmica dos negócios. Quando se pensa em negócios, não é possível pensar em negócios desconectados da internet ou que não possuam diversas ferramentas tecnológicas que os suportem. Os responsáveis por manter essa rede de servidores e outros componentes funcionando são os profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI).

As empresas são altamente dependentes de tecnologia, sempre possuem uma área de TI ou uma empresa responsável pela sua TI. É comum precisarem de uma vasta rede de computadores para manterem suas operações. Em paralelo as empresas necessitam ser competitivas, para isso, adotam novas tecnologias visando destacarem-se no mercado onde atuam. Assim, a tecnologia suporta a atual operação e também alavanca novos negócios.

Os investimentos em infraestrutura, aplicações e processos que definem fluxos de negócios crescem ano após ano, fazendo as áreas de TI serem protagonistas na evolução do negócio. O monitoramento de rede é ferramenta fundamental para suportar este crescimento.

Manter todo este ecossistema complexo é desafiador, pois é repleto de riscos. Para reduzir os riscos associados a manter este ambiente, é fundamental monitorá-lo de forma que seja possível saber como está a sua saúde e prever incidentes.

O monitoramento de redes, ou, monitoramento de rede é o processo responsável por medir em tempo real, 24 horas por dia, os recursos das redes de computadores, desta forma, é o responsável por detectar anomalias de performance e disponibilidade.

Para isso é implementada ferramenta de monitoramento de rede que aumentará a disponibilidade do ambiente, pois, a capacidade de prever os incidentes traz vantagem para a área de TI. Atuando assim preventivamente na infraestrutura de TI, aplicações e demais componentes.

Porque preciso?

No geral, um software de monitoramento de rede é apoio para a empresa, não sendo o seu negócio fim. Deveria ter papel importante na sustentação dos negócios, em muitos casos, é negligenciado. Apenas após passar por um incidente grave na empresa os gestores buscam um software de monitoramento de rede.

Por outro lado, empresas que não sofreram com incidentes graves e são maduras, implementam ferramentas de monitoramento para otimizar o seu ambiente. Aumentando desta forma a sua performance, disponibilidade e economia de recursos.

Podemos classificar de forma macro os desafios corporativos em 3 tipos:

Manter a disponibilidade do negócio

É extremamente necessário que sua rede esteja fluindo de forma tão natural como a própria eletricidade em sua empresa. Para mantê-la sempre disponível é necessário possuir um controle de todos os componentes da sua infraestrutura, compreendendo as aplicações e os serviços prestados pela TI.

É uma melhor prática adotada pela TI, vincular componentes de infraestrutura, aplicação e serviços, obtendo assim uma visão clara da malha de TI e suas particularidades. Esta visão traz agilidade na hora de resolver eventuais problemas, reduzindo assim os tempos de indisponibilidade.

O monitoramento é peça chave no aumento da disponibilidade dos seus sistemas. Você vende por meio de e-Commerce? Disponibiliza aulas, cursos ou materiais em seu site? Não importa o seu negócio, você precisa que toda a sua infraestrutura e aplicações estejam funcionando.

Manter a performance do negócio

O monitoramento aumenta a disponibilidade do seu negócio, porém, está disponível com a performance desejada? Monitorar a rede local é o bastante para garantir a boa experiência dos clientes? A usabilidade deverá ser questionada no momento de parametrizar o software para monitoramento de rede.

Afinal, os serviços para os clientes da empresa ou usuários podem estar disponíveis, com uma performance totalmente degrada que impossibilita o seu uso. Então no momento de planejar o seu monitoramento, pense em todos os componentes que são utilizados para entregar os serviços. Monitorar o trafego de rede pode ajudar na performance?

O monitoramento pode apontar com diferentes níveis de criticidade a utilização de recursos que influenciam na performance dos serviços. Dando tempo para as áreas de TI agirem com calma em resposta a algum evento.

Coleta de dados para tomada de decisões

Software de gerenciamento de rede é algo diferente de software de monitoramento de rede. Porém, ambos são capazes de coletar informações sobre a rede. Essas informações deverão ser utilizadas como base para tomar decisões na área de TI.

Essas decisões podem ir desde simples otimizações de recursos até definições de aquisições para a empresa. Justificar investimentos na área de TI sempre foi uma tarefa, no mínimo, árdua, e de fato, muitas empresas tomam decisões equivocadas.

Coletar dados sobre o ambiente do seu negócio e usá-los para projetar o futuro é uma prática que trará facilidade no aceite de investimentos e principalmente dará visibilidade quanto ao planejamento de capacidade da TI.

É vital ter informações para tomar decisões. Saia do mundo do “achismo” e vá para o mundo da certeza e redução dos riscos com o monitoramento de rede.

Por onde devo começar?

Dependendo do seu negócio, implementar uma ferramenta de monitoramento de rede pode ser um grande desafio. Assim, o que recomendamos é efetuar uma implementação dividida em camadas. Essas camadas são:

Infraestrutura de TI

Monitoramento de infraestrutura TI, estamos abordando a base que sustenta todo o negócio. No caso da TI estar indisponível ou com baixa performance, impossibilitará de negócios serem feitos ou terá impacto negativo na experiência dos clientes. A disponibilidade e a performance da infraestrutura de TI são variáveis fundamentais para o bom andamento dos negócios e para garantir os bons resultados perante a clientes, acionistas e demais envolvidos.

Gestores de TI estão cada vez mais envolvidos na estratégia das empresas e são ferramentas chave para o sucesso. O monitoramento da infraestrutura de TI traz uma visão clara e detalhada de todo o ambiente para o gestor. Esta visão pode ser consolidada em dashboards que trazem informação em tempo real para operações em formato NOC/NMC, 24 horas por dia, 7 dias por semana, monitorando como está a saúde da infraestrutura e saber que ações tomar para remedia-la caso necessário. Caso queira saber mais sobre monitoramento de infraestrutura, acesse aqui.

Após monitorar a infraestrutura, passamos para o monitoramento da camada de aplicações.

Aplicações

Existe muito mais além da infraestrutura de TI, na verdade, a infraestrutura serve para sustentar as aplicações e sistemas. Estes são críticos para a execução das rotinas e processos do negócio, que são as fontes de receita das empresas.

O monitoramento de aplicação garante uma visão clara da saúde das aplicações, coleta dados importantes para formar indicadores, experiência real de uso e acesso dos usuários quanto a performance e disponibilidade. Não diferente da infraestrutura de TI, aplicações sofrem com problemas de desempenho e disponibilidade.

Uma melhor prática é elaborar a relação dos elementos da TI para saber o que impacta onde. Um exemplo prático de como fazer isso na camada de infraestrutura é vincular uma determinada aplicação às suas dependências de infraestrutura e serviços, incluindo vínculos externos à sua estrutura de negócio. Caso queira saber mais sobre monitoramento de aplicações, acesse aqui.

Infraestrutura e aplicações são apenas peças para montar uma entrega maior, dar base sólida ao que realmente a empresa produz, no topo do monitoramento e após fazer um bom monitoramento das camadas de infraestrutura e aplicações, está a camada de serviços do negócio.

Serviços do negócio

Uma das partes mais importante é traduzir os seus esforços de planejamento e estratégias em operação. A operação do dia-a-dia nada mais é que a execução das definições que vieram sendo traduzidas em ações operacionais. Portanto é necessário que você tenha indicadores para medir os resultados de suas estratégias. É neste momento que entra o monitoramento de serviços do negócio.

Monitoramento do Negócio, ou, Monitoramento de Serviços do Negócio utiliza monitoramentos específicos em infraestrutura de TI, aplicações, sistemas e bases de dados para coletar informações e alimentar Key Performance Indicators (KPIs).

Estes KPIs, indicadores chave para o negócio variam de área para área e também variam de acordo com o nível hierárquico. É possível com base no monitoramento estabelecer coletas que tragam os dados para alimentar indicadores de performance e disponibilidade do negócio em tempo real.

Monitore os processos do negócio, a satisfação dos clientes, os fluxos de caixa, faturamento e tudo mais que for necessário para medir o seu desempenho. Caso queira saber mais sobre monitoramento de aplicações, acesse aqui.

A Unirede pode ajudar?

Sim, a Unirede pode ajudar com toda a sua experiência adquirida durante a sua história na sustentação dos principais nomes do varejo nacional e outras empresas de diversos setores. Trazendo as melhores práticas, processos já bem definidos, ferramentas amplamente utilizadas no mercado e profissionais capacitados para auxiliar a sua empresa a implementar todo este ciclo de gestão de TI.

A Unirede é a única empresa Zabbix Premium Partner na América Latina, primeiro Certified Partner para as Américas e primeiro Training Partner mundial. Desde 2007 a Unirede tem sido responsável por disseminar a plataforma de monitoramento Zabbix e fomentar o seu uso.

O que é Zabbix?

É o software de monitoramento projetado para medir a disponibilidade e desempenho de componentes de infraestrutura, aplicações e gerar indicadores estratégicos para o negócio. Com ele é possível extrair dados de sua empresa do varejo e reuni-los de forma que facilitem e apoiem na tomada de decisões.

O Zabbix garante o desempenho e a disponibilidade monitorando em tempo real dezenas de milhares de elementos do seu negócio. Esses monitoramentos podem ser visualizados através de listas, mapas, gráficos e outras formas. O Zabbix oferece grande performance para coleta de dados e é escalável a grandes ambientes.

monitoramento de rede

Monitore qualquer coisa

Tudo dentro de sua rede pode ser monitorado: Disponibilidade e performance de servidores, WEB applications, bancos de dados, equipamentos de rede e muito mais.

monitoramento de rede

Preparado para os desafios corporativos

Zabbix é desenhado para suportar grandes ambientes que requerem disponibilidade 24×7.

monitoramento de rede

Monitoramento proativo

Melhore a qualidade dos seus serviços e reduza os custos operacionais reduzindo os períodos de indisponibilidade.

monitoramento de rede

Agentes Zabbix

Altamente eficiente para plataformas baseadas em UNIX e Windows fornece amplos recursos de monitoramento com maior velocidade.

monitoramento de rede

Verdadeiramente Open-Source

Não existe versão paga, ou, versão corporativa fechada. Todas as versões são de código totalmente aberto e sem limitações de quantidade de monitoramentos ou funcionalidades.

monitoramento de rede

Planejamento de capacidade

Monitore as tendências de uso de recursos à medida que sua empresa cresce e tome decisões de aumento de capacidade em tempo hábil.

monitoramento de rede

Um sistema de controle centralizado

Permite armazenar toda a informação (dados de configuração e desempenho) em uma base de dados relacional para um processamento mais fácil.

monitoramento de rede

Monitore unidades remotas

É possível monitorar filiais, centro administrativo, depósitos, centros de distribuição e outros locais do seu negócio de forma efetiva e com segurança através de Proxies Zabbix.

monitoramento de rede

Escalabilidade

Suporta mais de 100.000 equipamentos sendo monitorados e mais de 10.000.000 métricas sendo coletadas.

monitoramento de rede

Customizável

Alta flexibilidade para customização e desenvolvimento que modelem a ferramenta para o seu negócio.

monitoramento de rede

Interface Web

Controle como está o seu negócio a qualquer hora, de qualquer lugar e com qualquer dispositivo através da interface Web de acesso ao Zabbix.

monitoramento de rede

Criptografia nativa

Mantenha o seu trafego de coletas seguro. O Zabbix possui criptografia de dados nativa em seu trafego de dados entre os componentes de sua arquitetura.

monitoramento de rede

Dashboards e telas

Capacidades de visualização ricas permitem trabalhar com seus dados de forma mais rápida e inteligente.

monitoramento de rede

IoT

Zabbix está pronto para monitorar os seus dispositivos IoT (Internet of Things) e dar total controle do ambiente.

monitoramento de rede

Ações automatizadas

Redução de custos operacionais através de ações automatizadas diante de eventos.

monitoramento de rede

Integrado

Zabbix está pronto para ser integrado com outras ferramentas e sistemas para dar agilidade ao seu negócio.

monitoramento de rede

Monitoramento de VMs

A Zabbix possui uma parceria estratégica junto a VMware e isso traz diversas facilidades no momento de monitorar o seu parque virtual. O monitoramento de ambientes de virtualização VMware é nativo no Zabbix.

monitoramento de rede

Solução para o seu negócio

Confie em nossa experiência, atendimento, desenvolvimento e planejamento.

Quer entender mais sobre monitoramento de rede?

A Unirede traz um pouco de sua experiência em forma de publicações e aulas gravadas. Confira abaixo alguns exemplos de materiais interessantes para quem busca saber mais sobre monitoramento:

Confira as nossas publicações sobre monitoramento em nosso blog corporativo e fique por dentro das novidades do setor.

Mantenha-se bem informado e participando dos eventos que a Unirede promove. Muitos deles são sobre monitoramento e suas melhores práticas.

Aula gravada sobre instalação e configuração da ferramenta pode ser assistida de forma gratuita. Entenda como é o processo de instalação e configuração para um novo monitoramento.

O principal objetivo do monitoramento é a redução do downtime e principalmente, refletir as necessidades do negócio. O monitoramento do negócio exige um nível de monitoramento alinhado às melhores práticas, neste caso, o monitoramento em camadas.

Estes materiais e outros podem ser localizados na área de materiais gratuitos.