O que são dashboards?

O que são Dashboards? Como eles auxiliam no monitoramento de um negócio? 

 Muita coisa evoluiu desde a revolução tecnológica nos anos 90. Passamos de apenas “era digital” e agora vivemos a “era dos dados”. 

A cada dia mais de 2,5 exabytes (25.000.000.000.000.000.000 de bytes) são criados e esse número praticamente dobra a cada 3 anos, desde 1980.  

Dados são uma verdadeira mina de ouro pois eles dizem muito sobre o mercado, público-alvo, saúde do negócio e até mesmo previsões futuras com base nos padrões observados. No entanto, essas informações nem sempre são entregues de forma clara para que os gestores possam realizar a devida análise.  

E, se todos esses dados fossem representados em um dashboard com indicadores que representem as necessidades do negócio e que apoiem na tomada de decisões? Confira nesse texto o que são dashboards e como eles auxiliam na gestão do seu negócio. 

 

O que são Dashboards? 

tecnologia-e-energia-unirede

Dashboards são painéis de informação, automatizados e de interface gráfica, que permitem que seus usuários vejam dados importantes do negócio, avaliando indicadores de desempenho entre outras métricas importantes que auxiliam na tomada de decisão.   

Por conta da apresentação visual das informações, os dashboards facilitam a compreensão e análise dos dados e tornam a gestão muito mais inteligente. Segundo um estudo feito pela The International Congress on University Industry, 83% das pessoas absorvem melhor as informações através da visão.  

Através dos dashboards você consegue monitorar todos os indicadores importantes do seu negócio em tempo real, podendo corrigir problemas ou até mesmo evitá-los, é a forma mais eficiente de acompanhar múltiplas fontes de dados e tomar as melhores decisões com base em informações confiáveis.  

Como auxiliam no monitoramento de um negócio? 

O principal objetivo de um dashboard é auxiliar a gestão no acompanhamento das informações vitais do negócio, facilitar a tomada de decisão e promover a transparência com a equipe.  

Alguns exemplos de informações que podem ser visualizadas em um dashboard: produtividade de times e filas, informações sobre vendas da sua loja física ou virtual, previsão de vendas, experiência do cliente, performance de servidores entre outros dados que você considere importante para o negócio.  

 

O que são dashboards?

Conheça os 3 principais tipos de dashboards 

Um dos melhores benefícios dos dashboards é que eles são altamente personalizáveis e você pode mapear qualquer dado da sua organização com eles. Confira os principais tipos de dashboards que existem: 

Estratégico 

Esse painel é dedicado a diretoria da empresa, como cargos de alta gestão. No entanto, as informações devem estar disponíveis para todos os colaboradores visando o engajamento.

Nesse dashboard estão informações como dados financeiros, resultado de metas, desempenho de áreas, dados que também auxiliam na tomada de decisões, porém a longo prazo.  

Operacional 

Esse tipo de dashboard contém métricas referentes a operação da empresa e é utilizado por analistas que desejam acompanhar o desempenho dos processos organizacionais e façam otimizações em suas atividades.

Tático 

Esse tipo de dashboard é voltado para a gestão, uma vez que é nele que se encontram os dados que ajudam a tomar decisões importantes, visando o alcance dos objetivos a médio prazo da empresa. 

Escolha o parceiro certo!

Na Unirede, somos especialistas em coleta e tratamento de dados. Fale com um especialista e descubra como podemos ajudar o seu negócio a crescer ainda mais.  

Assine a nossa Newsletter!

Quer saber de próximos treinamentos, notícias, publicações, webinars e também sobre eventos da Unirede? Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Você pode gostar também…

5 podcasts para você que deseja aprender mais sobre TI

5 podcasts para você que deseja aprender mais sobre TI

Para quem trabalha ou apenas se interessa pelo universo da tecnologia, manter-se atualizado nas novidades é imprescindível. Existem diversas formas de consumir conteúdos, a boa e velha leitura de livros, revistas, blogs, sites, pesquisas na internet no geral e,...

Gestão de Tickets e MonOps

Gestão de Tickets e MonOps

Há alguns dias lançamos o MonOps e estamos muito empolgados com isso! O Monops é a nova plataforma de Gestão de TI da Unirede e, através dessa ferramenta, você consegue centralizar e automatizar muitos processos da sua operação. O Monops apoia a gestão de TI do seu...

O que é Zabbix

O que é Zabbix

O que é Zabbix? Se você é um profissional de TI, provavelmente já ouviu falar sobre Zabbix. Mas afinal, como explicar para os familiares, amigos e interessados o que é Zabbix? Por que essa ferramenta de monitoramento é tão importante no desempenho, segurança e gestão...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest