COMO ESTAR PREPARADO PARA BLACK FRIDAY E NATAL? A IMPORTÂNCIA DE UM AMBIENTE DE TI SAUDÁVEL EM ÉPOCAS DE GRANDES VENDAS.

black-week-unirede

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), só o comércio online da Black Friday estima movimentar R$ 3 bilhões

O final do ano é marcado por duas datas muito importantes para a economia do Brasil, e é importante estar preparado para o grande fluxo de vendas. Seja ela totalmente digital, ou até o espaço físico do varejista, precisa ter o suporte para não ter momentos de downtime e alertas graves.

O QUE É DOWNTIME OU TEMPO DE INATIVIDADE?

Downtime quer dizer tempo de inatividade que um sistema, serviço ou processo está fora de operação. É quando ele é interrompido e sofre alguma parada que não estava prevista. O downtime pode ser causado por alguns fatores como: falhas humanas ou na infraestrutura, problemas no ambiente, falta de planejamento, fatores externos e falta de monitoramento. Os impactos podem ser devastadores para as despesas de qualquer empresa. Já pensou, seu sistema deixando de funcionar por 1 minuto ou mais? Quanto você perde em venda? Quanto você ganha em reclamações do cliente final? Quanto da produtividade da sua equipe é direcionada para “apagar incêndios”?

Para evitar o downtime é preciso ter cuidados e controle sobre a gestão de TI. O monitoramento constante do ambiente, manutenções preventivas e as boas práticas de um bom gerenciamento de TI são ações importantes para impedir grandes impactos e manter a segurança da sua infra.

COMO ESTAR PREPARADO E EVITAR O DOWNTIME?

É importante que os gestores de TI tenham em mente que é impossível evitar 100% o downtime, tendo em vista que alguns problemas são imprevisíveis, mas é possível reduzir as chances de paradas ou minimizar o impacto para o negócio com um bom serviço de monitoramento e planos de contingência.
Monitoramento dos recursos de TI O monitoramento é o primeiro grande passo para a prevenção contra o downtime dos recursos de TI. Um serviço de monitoramento ativo é capaz de identificar anomalias na operação dos ativos, seja a nível de hardware ou software, antecipando falhas e tomando as devidas ações de correção antes da parada completa dos serviços. Empresas que não realizam o monitoramento correto dos recursos de TI colocam em risco os serviços oferecidos em todos os níveis da organização, especialmente aqueles no nível estratégico, que podem resultar em um grande impacto negativo para o negócio. O maior benefício do monitoramento é a prevenção de incidentes. O serviço de monitoramento consegue identificar características fora do padrão no funcionamento dos equipamentos e sistemas e gerar alertas aos analistas de suporte, que poderão fazer uma análise detalhada da situação, e tomar as ações necessárias para evitar o downtime.

A Unirede possui todas as soluções para melhorar e manter a saúde do seu ambiente de TI e garantir que seu negócio esteja disponível e com ótimo desempenho no período de grandes vendas. Principalmente na Black Friday, Natal, Dia das Mães e períodos de grande fluxo de caixa.

Assista o vídeo abaixo, para saber mais sobre o nosso CASE DE SUCESSO. A Linx, empresa focada em serviços de tecnologia para varejo, recebeu nosso aporte e conhecimento, onde auxiliamos na criação do Centro de Monitoramento da empresa.

A matéria da RECORD de 2018 faz um overview sobre o preparo para um período de grandes vendas com monitoramento e outras práticas.

 

COMO A UNIREDE PODE AJUDAR A GARANTIR A SUA BLACK FRIDAY?

A UNIREDE é Zabbix Premium Partner e principal parceira mundial da Zabbix SIA. Há mais de 20 anos atua oferecendo serviços de Monitoramento, Administração, Operação, Gestão Estratégica de TI e Treinamento, proporcionando segurança, tranquilidade e possibilitando que você mantenha o foco no core business de sua empresa. 

 Os nossos serviços podem ser aplicados a:

Infraestrutura

O ambiente de infraestrutura de TI é composto por todos os equipamentos e recursos que visam provisionar a camada mais básica de recursos computacionais e transporte de dados. Nesta camada estão os servidores físicos e virtuais, sistemas de armazenamento, ativos de rede, appliances de segurança, sistemas operacionais e demais equipamentos que amparam as aplicações.

Aplicações

As aplicações de um negócio são todos os componentes que estão implementados sobre a camada de infraestrutura e é parte dependente dos serviços finais de um negócio. Nesta camada estão os bancos de dados, servidores Web, servidores de mensageiria, softwares de backup, aplicações de segurança, serviços de autenticação e diretório,  aplicações proprietárias e outras que estejam vinculadas ao negócio.

Serviços

A camada de serviço é o negócio fim ao qual a empresa se dedica. Dependendo do nicho de negócio, este possui maior ou menor dependência tecnológica. Nesta camada é identificado o serviço fim da empresa e são mapeadas todas as dependências que influenciam na disponibilidade e desempenho dos serviços. Um exemplo de serviços: Vendas através de comércio físico ou eletrônico.

VOCÊ CONHECE O MOSA, O SERVIÇO DE PONTA A PONTA DA UNIREDE?

Acelere seu negócio com nossos serviços (MOSA) aderente ao seu escopo de TI ainda em 2019. Garanta a sua BLACK FRIDAY com a nossa Black Week.

 

O Monitoramento é a camada de serviços de envio de notificações de Eventos via e-mail ou SMS ao cliente sempre que existirem eventos classificados como críticos ao seu escopo de TI monitorado.

A Operação é o serviço do escopo de TI que visa manter a disponibilidade e desempenho do seu negócio. Este serviço reage a incidentes do ambiente de TI em busca da recuperação da normalidade da operação.

Serviço de Suporte ao Escopo de TI cliente aborda problemas com base nos incidentes Críticos, Recorrentes e nas oscilações do ambiente. É dependente do monitoramento e operação.

Serviço de Administração do Escopo de TI cliente com definições de Arquitetura e  condução processos de mudança para garantia da disponibilidade e desempenho dos serviços de TI cliente com foco em melhor custo/benefício.

Assine a nossa Newsletter!

Quer saber de próximos treinamentos, notícias, publicações, webinars e também sobre eventos da Unirede? Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Você pode gostar também…

Zabbix 7.0: Novidades e Funcionalidades

Zabbix 7.0: Novidades e Funcionalidades

Zabbix, uma das principais soluções de monitoramento empresarial, está se preparando para o lançamento da versão 7.0, trazendo uma série de melhorias e recursos empolgantes para os usuários. Confira algumas dessas novas funcionalidades!

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DO TEF PARA OS NEGÓCIOS

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DO TEF PARA OS NEGÓCIOS

O QUE É O TEF? O TEF ou Transferência Eletrônica de Fundos, que faz as transações financeiras de alguma organização. Sabe, aquela maquininha de cartão? O TEF faz a conexão entre as vendas via cartão de crédito e débito e o local que vai o dinheiro. O TEF se encaixa em...

0 comentários