Em abril deste ano, a Escola Estadual de Ensino Médio Cecília Meireles, localizada em Sapucaia do Sul, através da professora coordenadora Eunice Moura e do professor colaborador Josias da Cunha, desenvolveram o projeto Robótica educacional livre com metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics), linguagem de programação e uso de sala maker, onde o lixo eletrônico é aproveitado através de reciclagem e reutilização do mesmo.

Este projeto foi oferecido pelo núcleo de tecnologia do estado do RS e tem como objetivo geral construir uma educação pública de qualidade e inovadora através da participação em um projeto transdisciplinar, além de estimular a concentração, disciplina, responsabilidade, persistência, trabalho em equipe, construção de valores, autonomia e protagonismo do estudante em seu processo de ensino-aprendizagem.

O projeto aplica conhecimentos teóricos de sala de aula em protótipos e projetos desenvolvidos pelos estudantes favorecendo a interdisciplinaridade, tornando o espaço escolar mais significativo para o estudante que fará parte da construção de seu conhecimento, sendo movido por desafios, análise e solução de problemas, iniciativa, sustentabilidade e criatividade.

A Unirede patrocinou a equipe Formiga Atômica doando camisetas para o time de jovens. Esta equipe já foi premiada em uma olimpíada de robótica.

Para conhecer mais o projeto, veja o vídeo no Facebook Formigas Atômicas Maker.