Integração da API do Zabbix com o Telegram

Introdução

A API do Zabbix é extremamente versátil, e aliada às diversas funções dessa excelente ferramenta de monitoramento, podemos tornar seu uso ainda mais versátil. 

Ao longo deste artigo, pretendo mostrar a utilização de dois Bots desenvolvidos na linguagem Python, e aliada a API do Telegram, mostrar uma outra forma de utilização além do que conhecemos no Front-end. 

 

Motivação: porque usar um Bot no Telegram para consultar alertas?

A resposta para essa pergunta é simples, o Telegram possui uma API extensamente documentada e de fácil acesso, permitindo criar-se um “Front-End” para ações simples de maneira prática e móvel, além de ser extensamente documentada. Assim como a API do Zabbix, ambas possuem bastante material para ser usado por quem está iniciando na programação. 

Uso Prático:

O primeiro Bot tem como objetivo servir como um assistente “reativo” para alertas que ocorrem no monitoramento. O Zabbix possui integração nativa ao Telegram, no entanto, como o Bot necessita de interação do usuário, é utilizado um sistema de mensageria a fim de termos maior gerencia das mensagens. 


Exemplo 1: 

Benefícios dos Serviços Gerenciados
Media Type personalizado do tipo Script. 

O exemplo abaixo ilustra algumas ações pré-definidas a fim de agilizar a interação do usuário com o problema vigente em seu ambiente: 

  • Realizar o acknowledge no incidente. 
  • Não validar o alerta. 
  • Executar um script para verificar um possível top ofensor de consumo de CPU, Memória, disco e etc. 

 

Já pensou ter mais tempo para pensar nos propósitos, valores e estratégias da sua empresa, com o auxílio de um parceiro de confiança? Conte com os serviços profissionais Zabbix oferecidos pela Unirede!

Exemplo de script no Zabbix:

  • Exemplo de Script executado no host: 

Exemplo de saída do script no terminal e enviada via API Telegram:

A integração com este bot faz uso de Tags do Zabbix.Um exemplo de como é enviada a Action no Zabbix e quais Tags são utilizadas:

No Back-End, há um outro script para a recepção da mensagem e com o devido tratamento, formata os campos necessários:

Exemplo de saída:

Realizando acknowledge no evento:

Alterando a mensagem no evento.

Por meio das chamadas de API que executam os scripts, é possível criar infinitas possiblidades de verificações diretamente no Host, sendo possível criar Scripts em Bash, PowerShell e qualquer linguagem de programação suportada pelo Host.

Após executar o Script, sua saída é exibida no Telegram, podendo agilizar atendimentos ou análises iniciais:

Exemplo 2:

O segundo Bot tem um uso mais consultivo e utiliza-se somente da API do Zabbix integrado ao Telegram, seu objetivo é realizar consultas para determinados tipos de incidentes.

Nas diferentes opções é possível saber quais os tipos de incidentes que a API deve consultar.

As Tags possibilitam realizar o “mapeamento” dos incidentes e assim facilitar a sua consulta, uma vez que a API é muito versátil em seus objetos de pesquisa.

Alertas de CPU, Disco e Memória e indisponibilidade no ambiente:

Alertas por grupos de hosts:

Benefícios dos Serviços Gerenciados

Assista abaixo um vídeo do Bot em funcionamento:

Conclusão

Ambos os Bots apresentados utilizam simples funções da API, desde a execução de scripts previamente configurados no Zabbix, até a realização de consultas que poderiam ser ainda mais complexas e trazendo dados mais específicos.

Outras funções da API podem ser exploradas, como o envio de dados históricos, criação e remoção de hosts, diretamente pelo dispositivo móvel, desde que devidamente configurado, é possível expandir ainda mais o uso dessa robusta ferramenta de monitoramento.

Este foram simples exemplos de possíveis integrações do Zabbix com outras linguagens de programação por meio de uso de sua API, não se esgotando as possibilidades, mas encorajando o desenvolvimento de soluções inteligentes e de utilidade para a comunidade em geral.

Lucas Souza

Lucas Souza

Analista de Infra Pleno

.

Escolha o parceiro certo!

Entre conosco agora e comece já a implementar os serviços gerenciados no seu negócio. Conte com a gente e pare de se preocupar com problemas de indisponibilidade dos seus ambientes!

Assine a nossa Newsletter!

Quer saber de próximos treinamentos, notícias, publicações, webinars e também sobre eventos da Unirede? Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Você pode gostar também…

Implantação e Configuração Avançada do Zabbix em Ambientes Complexos

Implantação e Configuração Avançada do Zabbix em Ambientes Complexos

Este guia detalhado irá explorar a implantação e a configuração avançada do Zabbix em ambientes corporativos para que, ao final, ele esteja pronto para coletar dados, analisá-los e por fim, gerar informações importantes, subsidiando insights à camada de gestão da empresa. 

Transformando a Gestão de TI com Zabbix: Uma visão estratégica

Transformando a Gestão de TI com Zabbix: Uma visão estratégica

Transformando a Gestão de TI com Zabbix: Uma visão estratégica  Com as constantes mudanças no mundo da Tecnologia da informação e Comunicação, as empresas estão sempre buscando soluções que não só acompanhem o ritmo das mudanças, mas também tragam benefícios...

Zabbix 7.0: Novidades e Funcionalidades

Zabbix 7.0: Novidades e Funcionalidades

Zabbix, uma das principais soluções de monitoramento empresarial, está se preparando para o lançamento da versão 7.0, trazendo uma série de melhorias e recursos empolgantes para os usuários. Confira algumas dessas novas funcionalidades!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *