Entenda sobre Monitoramento e Notificação e Monitoramento e Operação de forma simplificada

monitoramento e operação

Você sabe o que é monitoramento?

O monitoramento é uma disciplina que visa manter um controle periódico de algo. No caso de TI é o controle em tempo real de todo e qualquer ambiente digital e infraestrutura de tecnologia, prezando pela sua saúde e em casos de incidentes, conseguir responder de forma antecipada ou imediata. Estes ambientes monitorados podem ser desde um e-commerce a um PDV, ou,  desde a experiência do consumidor e usuário a um refrigerador. É possível monitorar um ecossistema abrangente de tecnologia. Como o mercado atualmente é pautado pelo ambiente digital e tecnologia, é possível monitorar qualquer estrutura de vários segmentos do mercado.

O monitoramento realiza a coleta de dados e gerência eventos de acordo com o seu impacto no ambiente, descobrindo qualquer problema ou indisponibilidade, a ponto de reduzir prejuízos, aumentar a performance, melhorar a produtividade e tornar a tomada de decisões mais ágeis. O monitoramento é algo necessário para todas as empresas, é a peça-chave no sucesso do negócio ou passo importante para a otimização dos seus resultados.

Você sabe o que é monitoramento e notificação?

Monitoramento, como explicado antes, é o controle feito no ambiente através de coletas de dados, com análises constantes e periódicas quanto à sua saúde. Notificação é uma parte muito importante do monitoramento que vem após a análise de dados, é a parte que ocorre quando algo está fora do normal. É quando há uma detecção de algum evento no ambiente que possui impacto no negócio e, seja potencial ou já estabelecido, é então enviada uma notificação para um time agir.

O objetivo principal é que toda a parte de monitoramento no geral e coleta de dados, entre outros elementos de TI estejam aptas a serem direcionadas para a operação e, se necessário, também para outros times que consigam ajudar no reestabelecimento do ambiente ou na prevenção do potencial problema.  

A garantia de ser notificado em caso de problemas ou erros permite que os times responsáveis possam ter uma prontidão frente à disponibilidade e desempenho do ambiente. Reduzindo o tempo e energia gastos em respostas a eventos que podem ser solucionados com antecedência ou reduzindo ao máximo a indisponibilidade de ambientes já parados.

A notificação é um meio importante para garantir a disponibilidade, desempenho e estabilidade do que está sendo monitorado, pois traduz e comunica constantemente se o negócio está funcionando e está dentro da normalidade ou possui anomalias.

COps

Vantagens do Monitoramento e Notificação

  •  MONITORAMENTO 24/7
  • DIRECIONAMENTO A TIMES ESPECÍFICOS
  • MANTER O CLIENTE INFORMADO DOS IMPACTOS AO SEU AMBIENTE
  • PERSONALIZAÇÃO DE MENSAGENS E CANAIS
  • ESCALAÇÃO FLEXÍVEL DE PROBLEMAS DE ACORDO COM NÍVEIS DE SERVIÇOS DEFINIDOS PELO USUÁRIO
  • CORREÇÃO DE PROBLEMAS DE FORMA AUTOMATIZADA SEM NECESSIDADE DE INTERAÇÃO HUMANA
  • POSSIBILIDADE DE SE CONCENTRAR NA CAUSA RAÍZ DOS PROBLEMAS
  • TECNOLOGIA DE PONTA

Com este serviço é possível auxiliar os clientes da Unirede de ponta a ponta e as definições podem ser feitas já no onboarding. A personalização é feita juntamente às necessidades identificadas e que utiliza as possibilidades que o monitoramento e notificação possui. Este serviço retira do cliente da Unirede toda a camada de instalação, parametrização, descoberta do monitoramento, configuração do que será notificado, manutenção das ferramentas e melhorias necessárias no ambiente. Nossos clientes consomem diretamente o que é importante, o alerta de que o ambiente está passando por um momento crítico e que precisa de atuação para voltar à normalidade.

O Monitoramento e Notificação é um dos elementos fundamentais para amparar a operação interna da sua empresa. Ele é caracterizado principalmente pelo não envolvimento humano no dia a dia do Monitoramento e Notificação, delegando toda a atuação de resposta de eventos para a operação da sua empresa ou seus fornecedores. E quando sua empresa não possui uma operação própria ou quer delegá-la? Vamos entender mais sobre o que é Monitoramento e Operação abaixo.

Você sabe o que é Monitoramento e Operação?

Diferentemente do serviço de Monitoramento e Notificação, onde não existe o envolvimento humano durante o decorrer do serviço, o Monitoramento e Operação possui o fator humano e este está apto a responder em casos de anomalia no ambiente monitorado. A operação é o coração do ecossistema de monitoramento. Ela é responsável por gerenciar os serviços e processos que já estão sendo executados para sustentar o negócio.

O Monitoramento e Operação faz a gerência e coordenação do time que atuará frente a incidentes e requisições, executando roteiros homologados, além de, verificar constante se o monitoramento está retratando de forma eficiente a severidade dos incidentes acordados na etapa de planejamento.

O objetivo de uma operação eficiente é responder a qualquer incidente o mais breve possível, seja com soluções definitivas ou soluções de contorno, pois existirão acordos de nível de serviço a serem respeitados, dependendo do impacto do incidente ou indisponibilidade do serviço. O Monitoramento e Operação é ininterrupto, ou seja, ele ocorre 24 horas por dia e 7 dias por semana (24×7). O serviço de Monitoramento e Operação também é conhecido como “Serviços Gerenciados”. Esta estrutura toda é conduzida no COps da Unirede.

Vantagens do Monitoramento e Operação

  • GESTÃO DE FORNECEDORES
  • EXECUÇÃO DE ROTEIROS HOMOLOGADOS
  • GESTÃO DE INCIDENTES
  • GESTÃO DE REQUISIÇÕES 
  • EXPERIÊNCIA APRIMORADA 
  • MANTER O FOCO NO OBJETIVO DO NEGÓCIO
  • MELHORE RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO
  • FLEXIBILIDADE

COps da Unirede

O COps (Cognitive Operations) é o time de operação da Unirede que faz o monitoramento e é responsável pelo desenvolvimento de projetos e de manter o bom funcionamento do ambiente de TI dos clientes. O COps é o antigo NOC (Network Operations Center). Essa transformação é atribuída a intenção de tornar o time de profissionais com novas skills. Utilizando inteligência, sensibilidade e inovação com ferramentas e processos que sejam capazes de automatizar, tornando atividades repetitivas mais fáceis e ágeis, além de trazer estabilidade e potencializar os negócios, por entenderem que são um ecossistema único e estão inseridos no processo como um todo.

 

COMO A UNIREDE PODE AJUDAR?

Nós da Unirede, somos referência em coleta de dados, monitoramento, gestão de TI, estrutura do NOC/NMC/SOC/COps e possuímos times dedicados para o desenvolvimento e segurança do seu negócio. Assim como especialistas em Zabbix, Grafana, OTRS e outros softwares. Entre em contato para fazer um diagnóstico das suas necessidades.

Para saber mais sobre treinamentos Zabbix, LGPD e outros, clique aqui.

 

Assine a nossa Newsletter!

Quer saber de próximos treinamentos, notícias, publicações, webinars e também sobre eventos da Unirede? Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Você pode gostar também…

Expression Macros no Zabbix

Expression Macros no Zabbix

O Zabbix já está em sua versão 6.2 (em dias, na 6.4) e notadamente, sua utilização em grandes ambientes corporativos tem crescido juntamente com a quantidade de funcionalidades trazidas por cada nova release e isso, para os mais variados setores da indústria. Em tais...

Zabbix como ferramenta de apoio na descoberta de vulnerabilidades

Zabbix como ferramenta de apoio na descoberta de vulnerabilidades

çãA utilização da ferramenta opensource Zabbix no dia-a-dia de profissionais de TI é fundamental para garantir a estabilidade de ambientes, obtendo dados de sinais vitais e outras opções. Dentre essas outras opções, conforme necessidade e contexto, é possível...

Dicas para usar o Geomaps Widget do Zabbix 6.0

Dicas para usar o Geomaps Widget do Zabbix 6.0

A versão 6.0 do Zabbix conta com um widget para geolocalização dos hosts, exibindo-os em um Dashboard, conforme filtros que podemos aplicar. Acontece que, apesar de parecer simples (e é!), versões anteriores precisavam de integrações e alterações em código para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest