Contrate um serviço de monitoramento de TI: Otimize integralmente sua infraestrutura.

serviço de monitoramento

Em um mercado cada vez mais dinâmico, a busca por uma maior competitividade faz as empresas investirem cada vez mais em tecnologia, aderindo a soluções estratégicas para o negócio, seja na melhoria dos processos ou expansão de novas oportunidades. Essa constante evolução tecnológica ao mesmo tempo que fortalece uma empresa, deixando-a mais preparada para crescer e enfrentar os novos desafios, aumenta sua dependência sobre os recursos de TI, que se tornam uma parte cada vez mais atuante no dia a dia do negócio. Em muitos casos, a indisponibilidade de alguns recursos tecnológicos é inadmissível, pois quando ocorre, acarreta em uma série de eventos negativos e gera grandes prejuízos. Saiba mais sobre serviços de monitoramento de TI.

Imagine a quantidade de transações que deixam de ser realizadas quando o sistema de um banco fica fora do ar, ou quando um grande e-commerce ou rede de varejo fica indisponível. Estes problemas quando ocorrem além do prejuízo financeiro, prejudicam a imagem da empresa, geram desconfiança em seus usuários e podem ocasionar a perda de clientes e de negócios estratégicos.

O fato é que muitos problemas que causam essas paradas repentinas podem ser evitados com o correto monitoramento da infraestrutura de TI. Infelizmente, muitas empresas deixam de realizar um monitoramento adequado por acharem que os investimentos para manter recursos ativo 24 horas por dia no monitoramento é muito alto. O que podem não saber é que existem hoje empresas especializadas em monitorar o ambiente de TI dos seus clientes, tomando as primeiras ações de correção ou gerando alertas instantâneos para problemas mais graves.

Vamos ver neste artigo como um serviço de monitoramento de TI especializado pode garantir uma série de benefícios para o negócio, e que vão muito além da redução de custos na operação:

Monitoramento adequado e contínuo

Monitorar a infraestrutura de TI vai muito além de observar se um equipamento está ligado ou desligado, funcionando ou não funcionando. Cada equipamento, seja um servidor, um ativo de rede ou um appliance de segurança por exemplo, é composto por uma série de itens que os fazem funcionar corretamente. O monitoramento adequado destes equipamentos vai avaliar o funcionamento de cada recurso físico, como processamento, utilização de memória, rede e disco, além dos recursos lógicos, como utilização do sistema operacional, aplicações e bancos de dados.

A solução de monitoramento pode identificar qualquer anomalia no funcionamento destes recursos, que pode sinalizar uma possível falha futura no sistema. Uma empresa especializada tem capacidade e experiência para identificar quais desvios no funcionamento padrão costumam apresentar mais problemas, tendo assim uma maior sensibilidade na definição de urgência para resolução de cada incidente.

Maior garantia de disponibilidade e desempenho da rede

Garantir a disponibilidade da TI e um excelente desempenho da rede é o maior objetivo de se realizar um monitoramento adequado da infraestrutura tecnológica. Uma empresa experiente no assunto possui uma base de conhecimento muito mais completa, unificando diversas experiências e encontrando facilmente soluções para os mais diversos desvios. O monitoramento adequado ajuda a garantir a disponibilidade dos recursos de TI, e também identifica “gargalos” na rede, que podem estar prejudicando o desempenho dos sistemas e dificultando o trabalho dos usuários.

Atender os incidentes dentro do SLA adequado

Mesmo com um monitoramento adequado nem todos os incidentes podem ser evitados. Porém, o monitoramento ativo realizado por uma empresa especializada pode identificar problemas no instante em que ocorrem e acionar as ações necessárias para resolve-los dentro dos prazos adequados. Se a empresa que realiza o monitoramento também for responsável pelo suporte aos recursos de TI, os contratos de SLA podem ser firmados com os melhores tempos de atendimento possíveis, pois os incidentes serão identificados rapidamente e serão tomadas as devidas ações de correção.

Identificar padrões de utilização e necessidade de novos investimentos

Uma empresa que realiza o monitoramento dos recursos de TI também vai identificar padrões no consumo de cada recurso, identificando a necessidade de ampliação da estrutura e de novos investimentos. O monitoramento pode gerar alertas quando um determinado sistema ou equipamento alcança um valor de utilização, por exemplo, quando a capacidade de armazenamento de um storage ultrapassa 70%, será necessário ampliar a quantidade de discos.

Atende as melhore práticas de TI: ISO 9001:2008, ITILv3

Uma empresa especializada em monitoramento dos recursos de TI leva em consideração não somente os processos de monitoramento, mas irá buscar atender as melhores práticas do mercado para o setor de TI, como o conjunto de regras da biblioteca ITILv3 e eSCM-SP, que é um framework que indica as boas práticas para os serviços de “sourcing”. Vale considerar também a aplicação de modelos de qualidade como ISO9001:2008, que garante que a empresa siga processo padronizados e demonstra uma busca constante por melhoria nos processos.

Levar em consideração estas práticas significa garantir que toda a infraestrutura de TI atenda ao que existe de mais recomendado no mercado. Os projetos são desenhados com muito mais conhecimento e o fornecedor passa mais confiança que irá cumprir os termos acordados nos contratos de SLA.

Para empresas que já monitoram sua infraestrutura, contratar um serviço de monitoramento de TI irá reduzir significativamente os custos com esta operação. Para empresas que ainda não realizam, é a oportunidade de ter o serviço adequado com baixo custo, e ambos os casos irão contar com profissionais especialistas na função e uma equipe muito mais completa.  Terceirizar o monitoramento de TI também ajuda os gestores da área a focar apenas no alinhamento do setor as estratégias do negócio.

De qualquer forma, a escolha do fornecedor deve ser feita com cautela, buscando empresas experientes e que contem com uma equipe altamente capacitada e completa para atender as necessidades da sua empresa.

E você já conhece o serviço de monitoramento de TI especializado da Unirede? Entre em contato conosco e vamos agendar um bate-papo!

Assine a nossa Newsletter!

Quer saber de próximos treinamentos, notícias, publicações, webinars e também sobre eventos da Unirede? Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Você pode gostar também…

O que é NOC?

O que é NOC?

Neste post, responderemos a pergunta "O que é NOC?" e explicaremos os efeitos que esta infraestrutura tem para o monitoramento do ambiente de TI de qualquer empresa. E, também como a Unirede aplica este conceito no nosso Cognitive Operations (COPs),  time encarregado...

Unirede continuará com suporte em ambientes OTRS versão 6

Unirede continuará com suporte em ambientes OTRS versão 6

Comunicado de fim de updates de segurança para o ((OTRS)) Community Edition  O aviso de fim de updates de segurança para as versões ORTS 6 e ((OTRS)) Community Edition 6, deve ter deixado alguns usuários, e consequentemente empresas, um pouco preocupadas quanto ao...

2 Comentários

  1. ARTEGA

    Olá.
    Contratei uma empresa para desenvolver a minha loja virtual, e há vários erros de programação que eles não estão conseguindo resolver.
    Acarretando assim, prejuízos para minha empresa
    Vocês podem me ajudar?

    Responder
    • Alessandra Sartori

      Bom dia Greice tudo bem?

      Estaremos enviando um email para você.

      Att,
      Alessandra Sartori

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest