Como a gestão de endpoints garante a segurança e proteção de dados das empresas?

Como a gestão de endpoints garante a segurança e proteção de dados das empresas?

É comum as pessoas confundirem segurança de endpoints com antivírus, mas trata-se de funcionalidades e atuações diferentes

Você sabe o que são endpoints e como protegê-los na sua empresa? Um endpoint nada mais é que um dispositivo, móvel ou não, que está conectado em uma rede, usualmente, corporativa. Estes endpoints possuem acesso a dados corporativos e a sistemas de gestão. Com o trabalho remoto ou híbrido e a migração das informações para as nuvens, os endpoints estão cada vez mais numerosos e fora dos perímetros da rede corporativa, aumentando a vulnerabilidade das empresas e potenciais exposições de suas informações.

Nunca se falou tanto em segurança de dados e informações no meio empresarial como se tem falado atualmente. As organizações precisam manter os seus dados confidenciais, dando acesso apenas para pessoas autorizadas, e dessa forma, garantir a sua proteção. As empresas que não investem em mecanismos de proteção estão expondo suas operações e clientes a grandes riscos, onde por muitas vezes, possuem penalidades contratuais. Segundo pesquisa da Ponemon Institute de 2022, 63% das empresas não conseguem monitorar os endpoints fora das suas redes atualmente. Outros 56% dos profissionais pesquisados disseram que não sabem determinar o status de conformidade dos seus endpoints.

A Unirede, empresa especialista em inteligência em Tecnologia da Informação, situada em Porto Alegre, que atende players de todo país, tem ajudado diferentes empresas a crescerem por meio de uma gestão tecnológica eficiente e integrada, trazendo visibilidade e controle sobre os seus parques. A empresa foi desafiada por uma grande organização do mercado de educação, a implementar uma solução em TI que atendesse as necessidades de segurança, controle e monitoramento de cerca de 30 mil computadores, desde equipamentos administrativos, laboratórios de ensino, dispositivos de rede e outros. “A Unirede precisava entregar uma solução que mantivesse o inventário de hardware e software com exatidão, prezando pela segurança, principalmente, dos equipamentos que tinham acesso à rede e que eram dos laboratórios de estudo, por ser o ambiente de maior vulnerabilidade”, conta Gabriel Pedroso, CEO na Unirede.

Os recursos de proteção de endpoints buscam evitar a instalação de softwares não autorizados, softwares desatualizados ou que tenham vulnerabilidades conhecidas que acarretem invasões de servidores, computadores e outros dispositivos conectados na rede. Além de estabelecer a conformidade de todo o software instalado e forçar regras de segurança como, por exemplo, a aplicação obrigatória de todas as atualizações críticas de segurança e instalação automática de antivírus no caso de o dispositivo não possuir. “Além da segurança da rede, era preciso aprimorar o compliance na gestão de licenças, o controle eficiente do uso dos softwares presentes na rede e garantir um processo eficiente de atualização de parque tecnológico. Foi implementada uma solução de monitoramento de todos os endpoints alinhada com as necessidades da organização educacional, oportunizando uma maior eficiência operacional de segurança, através de patches centralizados e diversas rotinas automatizadas”, explica Pedroso.

“A gestão e proteção dos endpoints garantiu melhores desempenhos na gestão de seus ativos, com abrangência de variedades de sistemas operacionais (Windows, Linux, MacOS e Chrome Os), além de dispositivos móveis como smartphones e tablets. Deu capacidade para o time da gestão de interagir com todos os dispositivos em uma única interface. Integrando todo o processo de atualizações de segurança críticas e gestão de vulnerabilidades”, finaliza Pedroso.

A solução de monitoramento e segurança dos endpoints para a empresa foram fundamentais para a consolidação da estratégia de segurança e entregaram uma maior maturidade em conformidade de licenças de software. Desse modo, foi possível reduzir custos operacionais e mitigar potenciais riscos de multas envolvendo compliance de licenciamento de software.  Soluções como estas são desenvolvidas diariamente pela Unirede que atua com o foco na necessidade de cada empresa.

 

Sobre a Unirede

Somos uma empresa de tecnologia, com raízes gaúchas e sede em Porto Alegre, estabelecida em 1999, nos dedicamos a oferecer aos nossos clientes serviços consultivos eficazes para aprimorar o desempenho dos negócios. Atuamos no sentido de aumentar a produtividade, minimizar os períodos de inatividade e impulsionar a integração de inovações tecnológicas através de serviços gerenciados.

Com uma filosofia centrada na simplicidade, colocamos foco nas relações humanas, tanto internamente quanto com nossos clientes. Há um esforço consciente para não apenas fornecermos serviços, mas também para estabelecer laços, preferindo a entrega de soluções inteligentes e que agreguem valor aos clientes.

Alcançamos um patamar de excelência e compromisso com resultados que nos levou a estabelecer parcerias estratégicas com líderes do mercado de tecnologia. Nos destacamos como a principal parceira Zabbix Premium Partner na América Latina e somos pioneira como Zabbix Training Partner no mundo, tendo sido a primeira parceria com este título. Além disso, consolidamos outras alianças significativas, incluindo a parceria com a Quest.

Para saber mais a respeito da Unirede Inteligência em TI e conhecer as nossas soluções, acesse unirede.net

Assine a nossa Newsletter!

Quer saber de próximos treinamentos, notícias, publicações, webinars e também sobre eventos da Unirede? Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Você pode gostar também…

Zabbix 7.0: Novidades e Funcionalidades

Zabbix 7.0: Novidades e Funcionalidades

Zabbix, uma das principais soluções de monitoramento empresarial, está se preparando para o lançamento da versão 7.0, trazendo uma série de melhorias e recursos empolgantes para os usuários. Confira algumas dessas novas funcionalidades!

Zabbix em: Um ensaio sobre análise exploratória de dados – Parte 3

Zabbix em: Um ensaio sobre análise exploratória de dados – Parte 3

Introdução Este é o último artigo da série proposta “Zabbix em... Um ensaio sobre Análise Exploratória de Dados” e, dando continuidade ao nosso inicial propósito, fecharemos os 3º e 4º momentos de uma distribuição de dados. Assimetria e Curtose! Uma boa leitura!...

Zabbix em: Um ensaio sobre análise exploratória de dados – Parte 2

Zabbix em: Um ensaio sobre análise exploratória de dados – Parte 2

Introdução No artigo anterior, exploramos um pouco dos conceitos utilizados em estatística básica para estimar alguns tempos de respostas de uma aplicação web. Na ocasião, trabalhamos média, mediana e 50º percentil, criando contexto para melhoria do template nativo de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *