O QUE É NMC?

Network Management Center (NMC) que em português se chama Centro de Gerenciamento de Redes por definição é onde ocorre o processo que gerencia as redes e os ativos a ela conectados. O NMC ocorre através de processos de gestão e melhoria continuada, maximiza a disponibilidade e performance da rede. O NMC é basicamente a referência dentro do ambiente no qual opera. Portanto, em um modelo de monitoramento de infraestrutura de tecnologia da informação o NMC é a gestão do ambiente enquanto o NOC é a operação. Para entender mais sobre a importância do NMC e tudo que depende dele, leia abaixo.

PARA ENTENDER O QUE É NMC, VAMOS ENTENDER O QUE SÃO SEUS COMPLEMENTARES: NOC E SOC

NOC

Para entender o que é o NMC, é importante saber mais detalhes sobre o local em que o gerenciamento de rede acontece e como eles trabalham juntos. Por definição o NOC é uma infraestrutura onde profissionais especializados, como gestores e operadores, fazem o monitoramento dos eventos de TI que estão ligados às redes de dados e comunicação de uma organização, ou seja, é um centro de operação de TI.  O NOC é composto por uma rede de computadores, de telecomunicações ou de satélites.  Ele é responsável por manter a disponibilidade e performance de toda estrutura.

 Por meio de ferramentas específicas, essa qualificada equipe monitora os alertas que os roteadores, computadores, gateways, etc. geram. Atua de forma reativa, ou preventiva, quando os eventos indicam que haverá um incidente, competente e dinâmica e o time que irá ficar de olho nos eventos, tratar incidentes e executar rotinas relacionadas a requisições de usuários. Possuem como principal objetivo: Manter o ambiente de TI o mais estável possível, com disponibilidade, performance e coletando dados para suportar a tomada de decisões

SOC

A definição de Security Operations Center (SOC) é a habilidade de identificar os incidentes que ameaçam os ativos presentes na rede. O SOC atua no reconhecimento das inconsistências, vulnerabilidades, anomalias e vínculos de potenciais ataques ao ambiente. Assim auxiliando em como executar corretamente a estratégia de segurança de todo o ambiente. As operações de NOC e SOC são bem similares, porém o primeiro é focado em identificar problemas, recorrência de eventos, oscilações no ambiente e incidentes que gerem impactos que afetem performance e disponibilidade e o segundo lida com problemas pela perspectiva de segurança, ambos se complementam.

 Alguns exemplos de atuação de um SOC: Analise constante do ambiente procurando mantê-lo em compliance com as últimas versões dos softwares e patchs de segurança sempre aplicados, análise de trafego da rede em busca de anomalias, definição das políticas de segurança da informação e o seu controle no ambiente de TI, ser o ponto de contato para tratar de temas relacionados à segurança da informação e manter-se sempre informado quanto a novas vulnerabilidades.

NMC

O NMC é definido como o processo que administra as redes no ambiente de TI de todo o negócio. O NMC tem uma ampla gama de funções, métodos e procedimentos que fazem parte das atividades de gerenciamento.  A maneira que é realizada essa gestão é através do uso de ferramentas para fins de administração, operação e para manter a infraestrutura de redes de computadores funcionando com segurança e estabilidade. A proteção contra incidentes e dificuldades é uma das principais atividades do NMC e utiliza da tecnologia para manter o negócio trabalhando normalmente. Justamente o objetivo do NMC como gerenciamento de redes é manter as redes longe de problemas e erros.

 O NMC como função, é a geração de informações e dados em tempo real, que possibilite as tomadas de decisões serem imediatamente definidas. O intuito é melhorar a qualidade dos serviços, agregar valor, otimizar tarefas e fazer com que o sistema tenha a devida integração. O NMC também pode ser uma forte ferramenta de marketing. Uma vez que apresenta essas possibilidades de visualização em tempo real dos produtos e serviços a distância. Também é possível tomar conhecimento de execução de projetos e outras atividades mais complexas. Isso aumenta a credibilidade e torna ágil os procedimentos das empresas que utilizam os serviços de NMC.

Alguns exemplos de atividades do NMC: Gestão de configurações de ativos da rede, execução de configurações no ambiente de TI, gestão do ambiente de rede, análise constante da rede, executar manutenções na rede, criar procedimentos operacionais com base em mudanças que efetuou na rede e manipulação de ferramentas de gestão da rede, como é comum de encontrar em ambientes corporativos onde existem consoles para gestão de grandes ambientes de rede.

O QUE COMPÕEM OS SERVIÇOS DE NMC?

O NMC foi projetado para atender os requisitos dos sistemas de monitoramento na ótica da supervisão e parametrização dos ativos conectados à rede. Tráfegos são analisados e todos os dados fazem parte de uma base histórica para previsão de comportamento, identifica anomalias na rede e toma as devidas providencias quanto a parametrizações do ambiente, mantém as configurações controladas, foco no troubleshooting e disponibilidade, ou seja, identifica falhas, ou potenciais falhas, e muitas vezes, previamente a problemas, com base nos diagnósticos, executa manutenções no ambiente para mantê-lo disponível e com performance. Após as parametrizações fetias e com sucesso na implementação, pode solicitar a inclusão de monitoramentos novos, com determinados limites para o NOC efetivamente fazer a operação do ambiente, mantendo um controle de que a operação do dia a dia dos ativos da rede estejam sempre dentro das expectativas, e caso necessário, após as primeiras análises de operação, posteriormente executar novas parametrizações. Principalmente para trazer confiabilidade e convergência de forma rápida e precisa para o que está sendo realizado, sempre pensando na adequação ao cliente.  

ESTRUTURA DO NMC

Normalmente na estrutura do NMC, há uma função de gerência, onde o profissional é responsável por responder sobre os resultados do NMC. A parte operacional é composta pelos serviços a rede de dados da empresa, ou seja, o atendimento aos requisitos do negócio. Onde o profissional é solicitado para ter conhecimento de intervenções na rede e solucionar problemas. Essas intervenções podem ter início e fim por meio das ordens de serviço.

 O objetivo é garantir um bom ambiente de TI, diminuição de downtime e melhor performance do ambiente. No NMC há o controle de equipamentos e materiais, onde é possível saber o que está sendo utilizado na empresa e por quem. A parte de administração de terceiros, é a parte de coordenação do que se contrata de forma terceirizada, para os casos de necessidade de intervir com equipamentos em campo.

 Os serviços de manutenção também fazem parte do NMC, é onde se administra e executa as atividades de manutenção e prevenção dos ativos das redes. As partes como planejamento, qualidade e segurança do trabalho também fazem parte do gerenciamento. A responsabilidade de sempre estar atento ao que está planejado e o que deve fazer parte da programação de todas as atividades do NMC é incumbida a parte gerencial. Estimativa de tempo de serviço e custos são parte importante desses planejamentos. A qualidade e o cumprimento de diretrizes também são elementos indispensáveis para um bom andamento do NMC.

NMC: COMO SÃO AS BOAS PRÁTICAS PARA UM BOM GERENCIAMENTO DE TI PARA A SUA EMPRESAS

Como o NMC pode ajudar o ambiente de infraestrutura de TI a ter uma melhor performance no mercado e internamente? A gestão de infraestrutura de TI vem ganhando maiores considerações a cada momento. As empresas têm dedicado seus investimentos priorizando a tecnologia. Os investimentos direcionados ao TI, não são apenas de equipamentos, mas também em transformar os profissionais peritos na área. Portanto, a importância de otimizar os serviços por meio de um gerenciamento de TI de qualidade aumenta a vida útil e qualifica os processos das organizações. O NMC em conceito, é basicamente a otimização dos serviços, enquanto atenta a reduzir custos, aprimorar o fluxo de informações, garantindo a segurança de dados, tudo isso mantendo a eficiência e alinhando com as metas do negócio em que se está atendendo.

 Controle de Recursos

Os recursos tecnológicos precisam estar ajustados com o dia a dia de uma empresa. Tanto no operacional quanto na gestão. A área de TI tendo um total controle dos seus recursos, evita não só as indisponibilidades quanto as vulnerabilidades que podem vir a existir.

Controle de Custos

Tendo um controle dos dispositivos, sistemas e funcionários, é possível entender quanto cada elemento custa. Obter uma melhor organização, planejamento e domínio de quanto é possível reduzir, evitando gastar mais do que o necessário na gestão da rede, tendo maior eficiência.

Aumentar o nível de desempenho

O NMC também pode com uma boa gestão aumentar a velocidade e êxito de forma significativa. A equipe tende a responder a gargalos de performance com mais precisão e conforme vai adquirindo experiência com mais eficiência. Seja através de gestão dos ativos de rede e comunicação ou através de gerenciamento de rotas na rede. A automatização também é parte presente numa evolução do gerenciamento para simples alertas e alarmes e assim por diante.

Atualização

Acompanhando as atualizações de sistemas, equipamentos e técnicas de gestão. Um bom gerenciamento mira nas tendências do mercado. Sem uma boa administração tanto os equipamentos, quanto a equipe podem se tornar obsoletas para as necessidades dos negócios. A busca pela implementação de novos modelos de trabalho e novas tecnologias são essenciais para um bom andamento.

 Foco no negócio

As boas práticas de gestão de infraestrutura de TI também auxiliam no bom andamento de uma empresa como um todo. A equipe é capaz de ter um mapeamento adequado de situações que tenham riscos e ter um maior controle para evitar o desperdício de tempo, recursos e de pessoas. Otimiza a produtividade, não limitando-se a somente o setor do NMC e sim da operação da área de TI como um todo. Com o negócio andando conforme as expectativas, é possível focar a atenção em outros setores e necessidades.

PORQUE TERCEIRIZAR OS SERVIÇOS DE NMC?

É muito comum as empresas terceirizarem os serviços de gestão de infraestrutura de TI. O objetivo é justamente o que já foi citado, mas vale ressaltar. O foco no negócio. Contando com uma equipe especializada que atenda todas as necessidades que tenham relação com a tecnologia e processos de infraestrutura, a sua TI, pode ter mais liberdade para seguir seus propósitos, propor melhorias ao negócio, novos produtos, analisar a operação em busca de novos serviços e diversas outras atividades que focam no negócio. Resumindo, o principal intuito de uma equipe de gestão de TI é alinhar estratégias de negócio com a parte que suporte às necessidades tecnológicas de cada negócio.

COMO A UNIREDE PODE AJUDAR?

A Unirede possui uma central de serviços destinada aos seus clientes com toda a estrutura de NOC, network operation center, ou em português, núcleo de operações de rede com processos sólidos de Gestão de Eventos, Incidentes, Requisições, Problemas, Configuração, Mudanças e Liberação que trazem maior disponibilidade e desempenho para o seu negócio.

 O modelo NOC/NMC pode ser realizado internamente ou de forma terceirizada. O modelo terceirizado é menos custoso do que a implementação interna. Uma vez que a disponibilidade da equipe interna de TI pode ser focada em assuntos estratégicos e totalmente dedicada a aperfeiçoar seu papel nas empresas. Enquanto a terceirizada dispõem de tempo no modelo 24x7 (24 horas por dia, 7 dias por semana) para se aplicar ao monitoramento e cuidado com o seu ambiente.

 Este conjunto de ferramentas, pessoas capacitadas e processos já bem definidos de acordo com as necessidades do mercado trazem para a Unirede uma enorme vantagem quanto a velocidade de tratamento de eventos, que neste caso, pode ser uma vantagem para o seu negócio também. Além das melhores práticas na operação de ambientes de TI, possuímos disciplinas do modelo NMC implementadas em nossa operação e somos referência em projetos de NMC no Brasil.

 A Unirede está a mais e 19 anos no mercado de sustentação de negócios, é especialista em monitoramento e reconhecida por grandes empresas como uma fornecedora de solução, serviços e tecnologia.

 

Entre em contato e fale com um de nossos especialistas e comece a otimizar o seu negócio