De assistentes a influencers virtuais

De assistentes a influencers digitais: as vantagens de adotar personagens humanizados totalmente digitais.

As assistentes virtuais como, a Siri da Apple, a Alexa da Amazon e a Google Assistent já são figurinhas carimbadas na interação com inteligência artificiais no nosso dia a dia.

Além de solucionarem diversos tipos de problemas que temos, ainda possuem funcionalidades que facilitam muito a nossa vida.

Essas assistentes já são celebridades e conquistam cada vez mais adeptos de diferentes gerações. Mas, elas não são as únicas “personas” virtuais na atualidade, e cada vez mais as assistentes vão se aperfeiçoando e disseminando diversas modalidades específicas. Desde chatbots a influencers digitais feitos com computação gráfica. 

 

OMNICHANNEL, STORYTELLING E BRANDING

Existem muitas funções que uma persona digital pode executar.

No mundo dos negócios os avatares têm conquistado cada vez mais espaço, por alguns motivos que fazem muito sentido. Os hábitos dos consumidores é um deles, com interações focadas em boas experiências, as personalidades das interações fazem toda diferença.

Elas provavelmente sabem seus gostos, seus hobbies, por onde você navegou, e então, ela age e reage conforme esses dados.

Os robôs são moldados nas medidas “anti-falhas”: eles respondem rápido, com foco no target e raramente erram,. E se erram, é porque claramente a falha foi humana. Ainda que muita gente prefira resolver grandes problemas via contato humano, é questão de tempo para as limitações dos bots serem resolvidas para a total sofisticação.

Omnichannel é uma estratégia cada vez mais utilizada. O uso simultâneo de diferentes canais de comunicação e possibilidade de consumo, é um dos reforços aos avatares. Com a pandemia do Covid-19, percebemos a ascensão rápida, quase que mandatória da transformação digital. Mas, em termos comportamentais, o modelo físico de consumo não se tornou obsoleto, esses canais só se interligaram cada vez mais.

Acontece que as influencers digitais podem dar conta tanto do offline quanto do online. As roupas, as marcas, os hábitos podem ser facilmente transmitidos para fora das telas, tornando os serviços oferecidos de um modo geral mais otimizado, personalizado e, claro, criando laços.

As assistentes e influencers virtuais contam histórias, e é de histórias que nós gostamos. O storytelling é a técnica primordial dessa estratégia. Afinal, por trás de cada nome, existe uma história, na qual você se identifica, e então consegue humanizar os avatares. A Siri é um grande exemplo, já que ela começou a contar piadas e a interagir cada vez mais informalmente. 

As marcas que já migraram seus avatares para porta-vozes virtuais, tem colhidos frutos interessantes.

O hype das assistentes virtuais aparenta estar tomando grandes rumos, pois negócios próprios estão investindo nas suas próprias personas.

Uma pesquisa da Trend Watching, sinalizou que uma das grandes tendências de 2020 seria novos personagens virtuais e humanos e em como eles começariam a fazer diferença nos hábitos e modo de consumo das pessoas. Outra grande vantagem é que as assistentes virtuais não envelhecem, nem precisam ganhar os famosos “recebidos”!

Não é à toa que temos grandes nomes no mundo, e principalmente no Brasil! A assistente e influencer digital Lu, do Magalu, já é reconhecida mundialmente e é considerada uma das influencers mais famosas!

Confira aqui uma entrevista do site focado em influencers virtuais. 

CHATBOTS, INFLUENCERS E ASSISTENTES

 

Você sabia que atualmente as personas virtuais têm movimentado milhões de dólares? Desde rostos que podem ser confundidos com humanos de carne e osso, animes, desenhos 3D, animais, bebês e até cabeça de pastel são robôs já conhecidos e possuem algum propósito.

De assistentes a influencers digitais

Alguns avatares virtuais que são conhecidos por aí e seus diferenciais.

LU, DA MAGALU 

Falando na Lu, desde 2008 ela dá as caras nas redes sociais. Ela é o rosto do Magalu, faz atividades como unboxing, avaliações de produtos, dicas e já apareceu na companhia de inúmeras celebridades como: a cantora Ludmilla, o apresentador Luciano Huck, a Maísa e até a atriz de Stanger Things, Millie Bobby Brown.

Sua primeira e principal funcionalidade é ser assistente virtual, ela auxilia os consumidores nas compras, a resolver problemas e sempre lembra do seu aniversário!

De assistentes a influencers digitais

MIQUELA SOUSA, INFLUENCER VIRTUAL

LilMiquela, como é o seu usuário no instagram, contabiliza 3M de seguidores e um repertório de músicas, clipes e até outros amigos virtuais como a Bermuda e o Blawko. 

A Miquela, jovem californiana, é metade espanhola, metade brasileira e possui uma vida normal, passando as vezes quase que imperceptível como influencer virtual. 

Ela coleciona alguns contratos com marcas famosas e já desfilou com a modelo Bella Hadid. As suas músicas e clipes são alinhados a geração Z, muito bem-produzidos e reúnem vários comentários duvidando da sua veracidade!

 

De assistentes a influencers digitais

BIA, DO BRADESCO 

A BIA não tem rosto ainda, mas ela ajuda em assuntos financeiros e é feita para tirar dúvidas, auxiliar em transações, consulta de saldos e outros dados da conta. Ela se comunica por voz ou texto! É um dos grandes nomes de inteligência artificial para bancos no Brasil.

CB, CASAS BAHIA

O antigo Baianinho, é a mascote das Casas Bahia, um garoto adolescente e nordestino cheio de simpatia. Sua atividade preferida é tirar selfies. Mas, uma das funcionalidades que mais se destaca é a inclusão social ao fazer tradução na linguagem de libras. O porta voz da rede varejista agora também responde pela empresa nas redes sociais.

De assistentes a influencers digitais

IANA, DAS HAVAINAS

 

A carioca de 30 anos, publicitária e bem descontraída é a robô cara das Havaianas. Ela é quem faz o atendimento da marca, e é ela quem automatiza e faz a interação com os consumidores. Com voz de quem está sempre contente, não tem erro um bom humor no atendimento. A Iana tem como diferencial responder perguntas que não necessariamente tem a ver com o que o consumidor veio resolver. Ela responde perguntas pessoais, ou seja, conteúdos customizados e divertidos.

SHUDU, INFLUENCER DIGITAL

A primeira supermodelo virtual, está entre uma das mais realistas influenciadoras que na verdade não existe além da tela. Possui contrato com a Tiffany e tem várias fotos “viajando” o mundão e recentemente apareceu na revista Vogue.

De assistentes a influencers digitais

NOONOURI, INFLUENCER DIGITAL

Noonoouri é conhecida pelos olhos grandes, estilo mangá. A Noonoouri é atividades LGBTQIA+ e é uma vegana defensora do meio ambiente.  Noonoouri faz várias #publis para grandes marcas, como: Lacoste, Versaci e Benetton.

RENNATA, DA RENNER 

A gigante fast fashion não saiu atrás e recentemente apresentou a Rennata. Novata no pedaço, a colaboradora da empresa, de 32 anos, trabalha com moda e auxilia no atendimento e também como influencer digital

De assistentes a influencers digitais

B, A PRIMEIRA INFLUENCER ABELHA

B é o autointitulado, primeira abelha influencer do mundo. Uma abelhinha quase real, tem como propósito arrecadar fundos em prol da defesa das abelhas. 

Ele se tornou uma sensação nas mídias sociais, não só pelos objetivos e ativismo, mas pelo carisma. Foi criado pela rede francesa filantrópica Fondation de France, para a conscientização da preservação desse animalzinho tão importante para o equilíbrio ambiental do mundo.

Mas, parece que o B não é o único influenciador abelha no mundo. Conheça a Beeatriz, a bot da Unirede.

XINHUA, A INFLUENCER VIRTUAL DA CHINA

Um caso bem interessante é a Xinhua, o novo rosto virtual do grande e principal conglomerado de notícias do governo da China de mesmo nome. A Xinhua é âncora e seus criadores determinam como vantagem, o fato dela poder trabalhar “24 horas” por dia, além de também executar suas funções de forma muito mais rápida, sem ensaios e necessidade de vários takes.

BEEATRIZ, A ASSISTENTE VIRTUAL DA UNIREDE

A Beeatriz é a assistente virtual da Unirede, igualzinha a uma abelhinha robô que simboliza a eficiência, fluidez, produtividade e cooperação que as abelhas possuem. Ela é a representação da empresa e como que a gente encara os serviços e o modo de ver a vida como profissionais.

As funcionalidades da Beeatriz são de atendimento, automação e resolução de problemas. É com ela que os clientes conversam e muito em breve, as suas funcionalidades serão maiores, melhores e em constante aprendizado.

Ela está sempre alerta e monitorando todos os ambientes dos nossos clientes. A Beea é de alta confiança e está sempre pronta para ajudar.

De assistentes a influencers digitais, as personas virtuais moldadas aos olhos dos emissores de algum tipo de comunicação vieram para ficar. E, cabe a nós fomentar esse hype de uma forma sadia, inteligente e funcional para a nossa sociedade!

Prevendo essa eficiência, Alexis Ohanian, cofundador do Reddit, falou algo muito interessante complementando as tendências aqui citadas. “Os avatares são o futuro na forma de contar histórias.”

 

Nós podemos ajudar
O potencial das influencers digitais e assistentes virtuais podem ser alavancados com serviços de monitoramento. Fale conosco e entenda como nossas soluções podem ajudar nesse processo.

Assine a nossa Newsletter!

Quer saber de próximos treinamentos, notícias, publicações, webinars e também sobre eventos da Unirede? Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Você pode gostar também…

Vazamento de dados de operadoras de telefonia. E a LGPD?

Vazamento de dados de operadoras de telefonia. E a LGPD?

O primeiro trimestre de 2021 já trouxe casos graves de vazamento de dados de operadoras de telefonia. No dia 10 de fevereiro, detectou-se que mais de 103 milhões de contas de celular de operadoras como Oi, Claro, Tim e Vivo sofreram ataques nos seus sistemas,...

Omnichannel em tempos de COVID-19

Omnichannel em tempos de COVID-19

Já escrevi no passado sobre o que é omnichannel, o que eu não sabia na época é que estaríamos em 2020 passando pela pandemia que está acabando com vidas, economias e negócios. O COVID-19 está nos colocando em uma situação totalmente nova, onde não existem manuais para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest