+55 (11) 3230.4980 comercial@unirede.net

Olá, meus caros!

Na postagem de hoje vou falar de um tema comum entre os iniciantes de Zabbix! Templates Zabbix!

Estou falando de templates Zabbix, muitos ainda não se habituaram a criar os seus próprios templates Zabbix e passam a buscar templates Zabbix prontos.

Organizar os sensores (items,triggers,gráficos) dentro dos templates zabbix é umas das boas práticas antes de iniciar o monitoramento de qualquer equipamento ou aplicação dentro do Zabbix.

No site share.zabbix.com há um repositório oficial em que, temos templates Zabbix  prontos organizados por categoria disponíveis para download. Estamos falando de templates Zabbix de fabricantes e aplicações mais populares. Porém é muito comum encontrarmos alguns templates incompletos com algumas dificuldades para importação, devido à versões diferentes do Zabbix ou falta de documentação.

Para te ajudar a lidar com essa situação vou registrar algumas dicas importantes para tratar esse caso.

DICAS IMPORTANTES

Leia o que foi documentado na pagina de download.

Os templates das versões anteriores a versão do Zabbix 3.0 não suportam importação de mapeamento de valores (aquela informação que converte o resultado numérico de 1 para UP ou 0 para Down). Só descobrimos que faltam esse mapeamento quando vamos fazer a importação do template e surge a mensagem de erro informando que não há mapeamento de valores.

Como resolver?

Para resolver na versão do Zabbix 3, basta adicionar/cadastrar manualmente o mapeamento antes da importação. Caso não tenha essa informação registrado em algum local, você pode descobrir editando o arquivo xml e localizando os valores existentes.

Importante!

Nem todas as pessoas documentam esses detalhes, e na maioria dos casos acabam inviabilizando o uso de um template por tal situação. Leia, observe e corrija o que for necessário.

Saiba converter os templates Zabbix para a versão atual do seu Zabbix Server.

É natural que para cada nova versão seja implementada novas melhorias e com isso vem algumas mudanças. Nos templates Zabbix ocorre das mesma forma. Para cada versão do Zabbix a estrutura xml é ajustada, ou seja, as versões 2.x são diferentes das versões posteriores 3.x e 4.x.

Faça testes

Em uma busca breve pela internet encontrei um projeto que vale muito a pena conferir: zabbix-template-converter por Ryan Armstrong. É um script em python que permite resolver essas questões de compatibilidade entre versões do Zabbix, fiz alguns testes para validação e funcionou muito bem.

CRIE SEUS PRÓPRIOS TEMPLATES

Nada melhor que saber o que, quando e como exatamente está sendo monitorado! Se todos os itens estão com o intervalos e tempos de armazenamentos adequados. Se as triggers foram criadas corretamente com uso de macros e expressões precisas. Se estão documentadas com suas descrições e procedimentos para resolver os incidentes do ambiente.

Evite os padrões

Evite utilizar os templates Zabbix padrões. Sempre recomendo que utilize os templates padrões como exemplo ou até mesmo para melhorar os itens existentes. Deixe apenas o necessário, somente aquilo que irá utilizar posteriormente para algum indicador.

Criar um template zabbix, para alguns as vezes poder ser uma tarefa um pouco complexa. Porém é a melhor forma de aplicar o monitoramento a diversos equipamentos com as mesmas características.

Então, na hora de procurar um template Zabbix pronto. Analise e revise todos os elementos do template para evitar qualquer alarme ou sobrecarga de coleta desnecessária no ambiente.

Se você encontrar dificuldades em criar templates, deixe sua dúvida nos comentários, que podemos te ajudar.

 

Hernandes Martins

Hernandes Martins

Zabbix Trainner

Formado em redes de computadores pela Universidade Nove de Julho. Atua na área de tecnologia desde 2001, passando por grandes empresas. Atuando como Analista de Suporte, Administrador e Analista de Redes. Atualmente é Analista Zabbix Specialist Certifield e Instrutor na Unirede Soluções Corporativas. Unirede é parceira do Zabbix no Brasil e América Latina, membro e colaborador ativo nos fóruns oficiais e da Comunidade Zabbix Brasil no Yahoo e Facebook. Ministra palestras e realiza projetos de implementação e consultoria com Zabbix. Mantém o blog com vídeos e colaborações para a comunidade brasileira. http://hernandesmartins.blogspot.com.br/