Soft Skills e o DPO: você sabe como se relacionam?

Soft Skillls e DPO

Você sabe como soft skills e DPO se relacionam?

É bem provável que você já tenha ouvido o termo que está bem hypado – soft skill, – mas você sabia que mais e mais esse tipo de habilidade é buscado em profissionais no mercado específico de tecnologia?

A empresa de consultoria West Monroe apresentou resultados de um estudo que diz que profissionais de RH entendem que profissionais de tecnologia precisam de soft skills e habilidades técnicas para serem bem-sucedidos no mercado. E, isso só aumenta quando você almeja cargos de especialistas e de liderança.

Um dos cargos mais em voga recentemente, o Data Protection Officer (DPO), exige domínio de soft skills.

É pensando nesta profissão, em específico, que hoje vamos te contar como compreender o que realmente são essas habilidades e como você pode desenvolvê-las para uma carreira em segurança da informação.

Saiba mais sobre soft skills e DPO.

Soft Skills e o DPO

Mas, antes de tudo, o que é o DPO?

DPO significa Data Protection Officer. É o profissional responsável por orientar, aconselhar e verificar as questões relacionadas à segurança de dados dentro das empresas.

É importante lembrar que a Lei Geral de Proteção de Dados foi aprovada em 2020, e as sanções da ANPD serão efetivadas a partir de agosto deste ano.

Por isso, empresas já estão na luta contra o relógio para entrar em conformidade com a lei e, mais ainda, entender como implementar processos que garantam a proteção dos dados dos seus cliente.

Isso significa que o DPO é uma profissão não apenas em crescimento, como é essencial para o mercado!

Quem já está na linha de frente desse movimento, e se você tem interesse na área, já existem diversas formas de você se profissionalizar. Entenda como se tornar um DPO aqui.

Afinal, o que são soft skills?

Enquanto hard skills são aquelas capacidades técnicas que você desenvolve ao longo da sua carreira, os soft skills demandam um conjunto de habilidades diferenciadas. Elas importam muito na execução de diversas funções no mercado de TI.

Nesse sentido, as soft skills são habilidades associadas a interação com os outros. Elas tratam do seu comportamento, sua forma de expressar e de se comunicar nos relacionamentos que você tem no ambiente de trabalho.

Mas não é só um traço de personalidade, é sobre ter empatia, ser organizado e saber se portar com as pessoas que compartilham o dia a dia de trabalho com você!

São características imprescindíveis em quem ocupa cargos de liderança, de consultores e especialistas.

Afinal, você precisa saber como guiar times e pessoas a lidarem com problemas das formas mais efetivas possíveis.

Os soft skills não dependem de certificados, mas cursos e workshops podem ser fundamentais para você desenvolver essa capacidade, principalmente se você está mirando para um cargo que demanda lidar ativamente com outras pessoas, lidar com pressão e saber resolver problemas de forma ágil.

Alguns exemplos de soft skills procurados atualmente no mercado: ser flexível às mudanças e situações que não podemos controlar, saber gerenciar o estresse, saber se comunicar de forma clara e colaborativa, saber gerenciar o tempo e por aí vai!

Essas características não te lembram do DPO?

Soft skills e o DPO

Como falamos anteriormente, o DPO é o responsável por alinhar organizações à LGPD.

É uma profissão que demanda muita agilidade, conhecimento e capacidade de lidar com pressão. Praticamente, uma empresa ou instituição para estar dentro da lei, depende de um bom DPO.

Entender a importância dos soft skills e métodos ágeis pode ser alguns dos recursos para que esse profissional se destaque ainda mais no mercado.

Quando falamos de soft skills para o DPO, falamos principalmente de Agile Frameworks, ou estruturas ágeis. Essa são métodos de organização e fluxo de trabalho que vão auxiliar as empresas adotar práticas ágeis de trabalho.

Para o encarregado dos dados, é importante conhecê-las, assim como ferramentas de apoio como Kanban e Burndown Graphs!

Soft skills e DPO

A Unirede Treinamentos oferece essa solução

A Unirede Treinamentos é a nossa vertical focada na capacitação de profissionais e times corporativos. Como parceria oficial do instituto holandês Exin, oferecemos os treinamentos essenciais para a sua certificação como DPO.

Além disso, com o nosso treinamento voltado justamente o soft skill, você vai aprender os agile frameworks mais importantes para a Gestão de Projetos, diretamente do DPO da Unirede, Paulo Deolindo.

Assine a nossa Newsletter!

Quer saber de próximos treinamentos, notícias, publicações, webinars e também sobre eventos da Unirede? Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Você pode gostar também…

Vazamento de dados de operadoras de telefonia. E a LGPD?

Vazamento de dados de operadoras de telefonia. E a LGPD?

O primeiro trimestre de 2021 já trouxe casos graves de vazamento de dados de operadoras de telefonia. No dia 10 de fevereiro, detectou-se que mais de 103 milhões de contas de celular de operadoras como Oi, Claro, Tim e Vivo sofreram ataques nos seus sistemas,...

Saiba como se tornar um DPO

Saiba como se tornar um DPO

A aprovação da LGPD significa transformações em como utilizamos e interagimos com dados e a tecnologia! Ela trará novas tendências de mercado, e exigirá que organizações de diversos setores se adaptem aos processos que já estão sendo construídos. O mercado já está...

Um pouco sobre Violação de Dados (pessoais)

Um pouco sobre Violação de Dados (pessoais)

Introdução Com o advento do GDPR[1], LGPD [2]e CCPA[3], dentre outras Leis e Regulamentações internacionais sobre Privacidade e Proteção de Dados, fica cada vez mais evidente que Organizações, Empresas e Instituições de diversas esferas e tamanhos, precisam...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest