Qual a melhor ferramenta de notificação para usar com Zabbix ?

ferramenta de notificação para usar com zabbix

Já comentamos em outros posts sobre a importância e quais os impactos da falta de monitoramento e aproveitando vamos trazer um tema muito discutido a respeito da importância das notificações, quem deve ser notificado e como deve ser notificado.

Quando acontece um incidente em nosso ambiente, a ferramenta de monitoração identifica e toma algumas decisões, a notificação é primeiro fator importante geralmente enviada para um usuário ou grupo de usuários, por exemplo um centro de operações de sistema para tratativa de um ou mais problemas. Agora vamos listar os principais meios e mais utilizados que podemos integrar com o Zabbix.

Notificações por E-mail: Este tipo de notificação é padrão em uma ferramenta de monitoração e com o Zabbix a configuração da notificação por e-mail é realizada diretamente via interface web permitindo adicionar as informações correspondentes do e-mail/domínio.

Notificações por SMS: A notificação por SMS complementa a notificação por e-mail, geralmente utilizado com modem3G ou gateway SMS para fins de ausência de conectividade com a internet ou até mesmo elevar o nível de escalonamento da notificação.

Notificações por Mensageiros Instantâneos: Aqui podemos observar que é possível estender as notificações por meio de alguns aplicativos como Telegram, Hangouts, Openfire e até mesmo Whatsapp que não é recomendado pois tem limitação quando nos referimos a envio de notificações em massa, por frequência de atualização de Api e por não possuir licença para uso corporativo, neste caso recomendamos o Telegram e Hangouts como alternativa.

Notificações por Chamadas telefônicas: Uma chamada telefônica é possível quando temos um sistema de VOIP em nosso ambiente, quando integramos este meio ao Zabbix, temos que certificar de quem e quando será notificado por tal meio, até mesmo porque ninguém gostaria de ser acionado por algo que não seja realmente e extremamente crítico.

Dentre estes meios devemos entender que apenas notificar não é o suficiente e que a notificação é capaz de tomar algumas decisões e ações como visualização de gráficos, telas e até mesmo executar comandos de restabelecimento dos serviços automaticamente.

O Zabbix como ferramenta de monitoração além de cumprir o papel de monitorar, também notifica, interage e soluciona problemas automaticamente tornando o monitoramento pró ativo.

Escalonamento de Notificações Zabbix

Sobre a Unirede

A UNIREDE, Zabbix Premium Partner e principal parceira mundial da Zabbix SIA, atua há mais de 15 anos em Monitoramento, Administração, Operação, Gestão Estratégica de TI e Treinamento, possibilitando aos clientes dedicação exclusiva à atividade fim da sua empresa.

Visite nosso canal do youtube

Assine a nossa Newsletter!

Quer saber de próximos treinamentos, notícias, publicações, webinars e também sobre eventos da Unirede? Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Você pode gostar também…

Benefícios de fazer o Upgrade Zabbix  

Benefícios de fazer o Upgrade Zabbix  

Benefícios de fazer o Upgrade Zabbix     O Zabbix é a ferramenta de monitoramento open-source referência no mercado. Projetado para medir a disponibilidade e desempenho de componentes de infraestrutura e aplicações, o Zabbix gera indicadores estratégicos que são...

Apresentamos a nova CEO da Unirede

Apresentamos a nova CEO da Unirede

A Unirede Inteligência em TI, empresa especialista em sustentação de ambientes críticos, com foco em monitoramento, operação e soluções gerenciadas, anunciou a nomeação de Tatiane Rosa como a nova CEO da Unirede, revalidando o posicionamento da empresa para...

A Unirede durante a Pandemia: reflexões sobre o mercado de TI

A Unirede durante a Pandemia: reflexões sobre o mercado de TI

A pandemia do COVID-19 devastou o mundo em escala global, e se apresentou como um desafio a ser enfrentado por todos os setores da sociedade. Desde cuidados com a saúde, mudanças em como nos comunicamos às inovações nos mais diversos mercados, os últimos seis meses...

1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest