A IMPORTÂNCIA DO NOC PARA ENCARAR O FINAL DE ANO COM SUCESSO

O NOC para o varejo pode ser um grande fator de sucesso de vendas. Uma vez preza e se mantém vigilante pela disponibilidade e desempenho dos negócios. A importância do NOC para o varejo na correria de final de ano pode ser um fator determinante, no âmbito positivo, mantendo todo o seu negócio funcionando e antecipando-se a potenciais problemas. Mas, como isso é possível? Como o NOC para o varejo pode influenciar no sucesso de vendas? Qual a importância do NOC para o varejo na correria de final de ano? Como os resultados dependem de um bom desempenho e disponibilidade do ambiente de TI de uma empresa? Tudo que você precisa saber sobre o NOC para o varejo e como manter seu negócio funcionando 100% em meio a alta demanda de final de ano está no texto abaixo.

NOC PARA O VAREJO E AS EXPECTATIVAS DE FINAL DE ANO

Quem não deseja o seu negócio funcionando nos conformes, principalmente em época de correria intensa? O final do ano é uma época muito aguardada pelos varejistas. Os feriados de final de ano sempre impulsionam as vendas, atingindo grande aumento de vendas em relação a outros períodos do ano. Essas datas comemorativas movimentam os mercados de uma forma geral, as lojas físicas iniciam o corre-corre, e o e-commerce tem que estar preparado para o número de acessos aumentar consideravelmente. Além do mais, existe toda a operação por traz dos ambientes de loja ou e-commerce para manter tudo funcionando, estamos falando de áreas de operação, atendimento, logística, fiscal, financeira, administrativa e outras, todas fortemente sustentadas por sistemas de informação.

Devido ao cenário, fica a reflexão: Como manter tudo organizado e pronto para receber tanta gente querendo garantir os presentes para as festividades de final do ano? Trazendo uma experiência agradável de compra. Enquanto a indústria evolui para um cenário de transformação digital a cada ano que passa, as demandas de monitoramento crescem, e quando falamos de monitoramento, falamos de monitorar qualquer coisa, grande desafio. Para acompanhar o comportamento dos consumidores, os investimentos em tecnologia evoluem constantemente e nunca devem ser subestimados, afinal a tecnologia é a responsável pela diferenciação em um mercado tão competitivo.

Infraestrutura de TI, aplicações e demais sistemas que suportam a experiência dos clientes devem ser monitorados para que se tenha um mínimo de visão de como está o seu funcionamento e a sua saúde. O monitoramento e o NOC para o varejo, caminham lado a lado com essa necessidade de constante modernização. E toda esta operação esta direcionada e focada na necessidade de oferecer uma boa experiência para o consumidor, e claro, manter tudo que é necessário nas demais operações do varejo em funcionamento, garantindo uma cadeia de valor completa.

Alguns exemplos que facilitam as correrias do fim de ano para o varejo em outros aspectos, é a busca pela automatização dos processos como um todo, o acompanhamento em tempo real dos dados coletados de todo o ambiente e também da experiência do cliente. Além destas coletas de dados constantes em busca de anomalias e oscilações, o NOC possui a função de análise dos dados para não precisar agir reativamente na resolução de problemas, e sim, analisar os dados para antever os potenciais problemas e tudo o que pode ser algo fora do padrão, antes de qualquer coisa acontecer. O varejo desta forma, consegue priorizando a economia e faturamento, uma vez que as adversidades são vigiadas por profissionais qualificados na resolução das mesmas.

A agilidade, disponibilidade e desempenho são postos em prática, o NOC para o varejo tende a ter um papel de extrema relevância para a efetividade do funcionamento do caminho da venda e manutenção do ambiente digital, seja de uma loja física ou de um e-commerce.

Antes das festividades, e já um momento muito intenso para o varejo, temos datas como Black Friday e Cyber Monday, datas originalmente do varejo Norte Americano que foram adotadas pelo varejo em todo o mundo, são dias intensos de vendas e de colocar os sistemas a prova para o restante das festividades de final de ano. Confira na matéria sobre a Black Friday da Record, realizada em novembro de 2018 e da Globo realizada em 2017, como acontece a alta demanda de trabalho em períodos de grande fluxo de vendas. A empresa LINX, especializada nesse mercado, tem um ambiente de NOC, denominado como xCenter, que preza pela experiência dos usuários e está disponível para varejo com monitoramento 24x7 de suas transações. O ambiente e software que a LINX utiliza, foi idealizado e desenvolvido pela Unirede, os profissionais foram capacitados em 2017 pela nossa empresa. Deem uma olhada para ver como é o ambiente de NOC para varejo na prática em épocas como o período final de ano.

Reportagem realizada pela Globo em 2017, com a temática Black Friday. O NOC da empresa LINX aparece aos 1:17.
Matéria realizada pela Record em 2018, com a temática Black Friday. A empresa LINX e seu NOC aparecem aos 0:57 segundos.

Os sistemas de pagamento com cartão de débito ou crédito, os softwares utilizados nos caixas, os pontos de vendas, as compras pela internet, tudo isso e mais um pouco, possuem seus dados acompanhados em tempo real, com times em prontidão para ajudar em caso de problemas. Quando isso se torna algo compreendido, nós nos questionamos: Como é possível manter o controle de todos os ambientes após o horário comercial para que qualquer problema fora do horário não afete a reabertura da loja?  O NOC para o varejo possui um sistema de monitoramento conhecido por atuar no monitoramento 24x7, ou seja, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Alguém passa a ceia de natal ou a virada do ano zelando pelo negócio de alguém, e está tudo bem! Entenda porquê!

NOC PARA O VAREJO E O MONITORAMENTO 24X7

Para monitorar tudo que acontece nesse período, existe muita gente por trás trabalhando invariavelmente, seguindo processos já bem testados e eficientes e utilizando ferramentas líderes no mercado de controle de ambientes de TI. A data comemorativa mais movimentada economicamente é o natal. Época ótima para o varejo, não é mesmo? Agora, já imaginou se alguma desventura acontece e qualquer parada pode resultar em milhares, até milhões em queda de faturamento?

O monitoramento remoto e constante evita que os problemas sejam mais graves e mais caros, fazendo com que o erro possa ser imediatamente identificado solucionado no momento do alerta. As falhas podem ser em diferentes formatos, mas graças a regularidade do monitoramento do NOC para o varejo, até o menor dos problemas é corrigido rapidamente. Agilidade e produtividade para a equipe e consequentemente para o empreendimento. E, isso acontece sem interrupções. Especialistas são preparados e alocados para manter esse serviço funcionando faça chuva ou faça sol, inclusive nas madrugadas.

SLA

Uma das decisões mais importantes quando se contrata um serviço de NOC para varejo é o SLA. Sigla para “Service Level Agreement” ou Acordo de Nível de Serviço (ANS), em português. Que é a decisão dos termos do contrato entre quem vai contratar e o contratado. Nos SLAs existem as especificações bem detalhada de todos os aspectos do serviço e a disponibilidade dele. Nestas informações podem estar os prazos de atendimento, resultados de disponibilidade esperado, tempo de atividade efetiva, ferramentas utilizadas para o controle, qualidade e valores.

Terceirização

Terceirizar o trabalho de NOC para o varejo é uma das opções mais vantajosas. As horas consideradas extras, por ser depois do horário padrão de expediente e causas trabalhistas são alguns dos motivos. Também, por resguardar os talentos da área TI de cada empresa para trabalhar de forma estratégica com foco na inovação para o negócio. O setor de tecnologia normalmente é um dos mais inovadores e direcionar seus protagonistas para participar da evolução de seus segmentos sempre é benéfico para as organizações.

NOC para o varejo da Unirede

No NOC para o varejo da Unirede, os colaboradores se mantêm conectados e com extrema atenção a todo momento, por isso cada colaborador tem horários específicos, são organizadas escalas mais curtas, o que mantém o operador sempre atento e descansado. O NOC para o varejo da Unirede é organizado nas festividades de final de ano de forma a manter o máximo de disponibilidade e desempenho para nossos clientes.

“Nesta época do ano o NOC mantém a sua tradicional prontidão, mas com mais cuidado do que o habitual e com mais profissionais alocados. Neste período de final de ano também existe um freezing de todas as mudanças em ambientes de clientes e da própria Unirede, desta forma, reduzimos os riscos de ter problemas novos. Antes de iniciar este período são elaboradas ações de melhorias nos monitoramentos e tratativa de oscilações para eliminar incidentes recorrentes e melhorar a criticidade dos eventos em relação ao real impacto nos negócios. Com isso eliminamos problemas já conhecidos do ambiente e podemos tomar ações preventivas diante de eventos que representem algum potencial impacto para a operação de nossos clientes” – Gabriel Pedroso | Gestor de Marketing – Unirede Soluções Corporativas

 

COMO O NOC PARA VAREJO PODE CONTRIBUIR COM O SUCESSO DE VENDAS

 As vantagens da digitalização de todos os processos só aumentam a necessidade de monitoramento e de mudanças de comportamento dentro das próprias empresas. O sucesso para essa transformação digital não é só uma alteração de atitude, mas cultural e de mindset. Todas as áreas vão deixar (ou pelo menos tendem) de ser analógicas, e essa é justamente a importância da modificação digital nas companhias. A maneira como todos os processos vão ser conduzidos, desde do princípio até a entrega e experiência do usuário, uma vez que ele já está mais conectado que nunca.

NOC para o varejo

 O NOC para o varejo contribui com as soluções que integram disponibilidade, desempenho e segurança. O monitoramento é a busca de soluções que integrem estabilidade, rapidez e captação de dados. Alguns dos principais pontos quando falamos de NOC:

monitoramento de rede

Disponibilidade

Uma das principais vantagens do NOC para o varejo é a disponibilidade. A disponibilidade dos ativos de TI, sistemas e qualidade da experiência dos clientes.

monitoramento de rede

Eficiência de custos operacionais

Quando as atividades do sistema estão sendo monitoradas, a tendência é existir economia de tempo e redução de gastos, isso se chama eficiência.

monitoramento de rede

Coleta de dados

O gerenciamento de um NOC para o varejo fornece informações constantes sobre os processos. Tudo que precisa de melhoria, o que está funcionando bem e o que gera resultados para o negócio.

monitoramento de rede

Segurança

A manutenção ativa do NOC para o varejo, o monitoramento constante e automação em resposta a eventos, contribuem para um ambiente e infraestrutura mais seguro.

monitoramento de rede

Redução de impactos

Sempre que o seu negócio passa por algum tipo de indisponibilidade ou degradação de performance, existem um impacto negativo para a sua imagem e para o faturamento. Com o NOC este tipo de evento é minimizado.

monitoramento de rede

Personalização

Com a possibilidade de NOC como serviço, é possível contratar empresas como a Unirede, altamente especializadas no assunto e capaz de fazer personalizações que reflitam a real experiência dos seus clientes.

NOC PARA O VAREJO E AS TENDÊNCIAS PARA 2019

“Em 2019 o varejo irá adotar novas tecnologias e amadurecer mais ainda a estratégia de OmniChannel. 2019 acredito que teremos uma estabilidade econômica que trará a possibilidade de investir em novas tecnologias, o varejo irá olhar para grandes players mundiais e selecionar algumas tecnologias já em uso para adoção. Será o ano de oferecer maior conveniência para os clientes através de uma experiência melhor e mais digital” – Gabriel Pedroso | Gestor de Marketing – Unirede Coluções Corporativas

COMO A UNIREDE PODE AJUDAR O SEU NEGÓCIO DO VAREJO?

Somos especialistas no varejo e podemos ajudar o seu negócio na sustentação de toda a tecnologia que o move!

A Unirede pode ajudar com toda a sua experiência adquirida durante a sua história na sustentação dos principais nomes do varejo nacional. Trazendo as melhores práticas, processos já bem definidos, ferramentas amplamente utilizadas no mercado e profissionais capacitados para auxiliar a sua empresa a implementar todo este ciclo de gestão de TI.

A Unirede é a única empresa Zabbix Premium Partner na América Latina, primeiro Certified Partner para as Américas e primeiro Training Partner mundial. Desde 2007 a Unirede tem sido responsável por disseminar a plataforma de monitoramento Zabbix e fomentar o seu uso.

Quer saber mais? Entre em contato conosco! Converse com nossos especialistas.