Saiba por que você deveria pensar em ter uma plataforma de monitoramento na nuvem

Como temos dito e repetido: nossa experiência com monitoramento de infraestrutura, aplicações e serviços é grande, fazemos isso desde os anos 90, quando iniciamos nossa aventura nessa ‘tal de internet’.  Durante essa jornada, vivemos experiências muito ricas que nos trouxeram segurança neste tema tão importante e também negligenciado por muitas empresas.

Nos anos 90, as ferramentas de monitoramento eram muito limitadas e a instalação e configuração tinha um custo operacional excessivo. Os analistas de suporte e gerentes de área, precisavam desvendar muitos segredos para ter uma ferramenta, considerada boa para a época, implantada. Na maioria das vezes, o conhecimento e especialização que os times buscavam eram direcionados para as aplicações core do negócio, não para uma ‘ferramenta de apoio’ como o monitoramento era entendido.

 

As ferramentas da época tinham sabores e formas variadas

 

Lembro-me bem da primeira experiência com o MRTG (https://oss.oetiker.ch/mrtg/) e suas ‘infinitas’ possibilidades, desde que, o nosso crontabfosse configurado com todas as chamadas e scripts necessários.

A minha primeira experiência com monitoramento.

O que tínhamos de mais avançado no início do anos 90.

No mesmo período, tínhamos o Big Brother, que depois da venda para a Quest, virou HobbitMon e agora é o Xymon.

A clássica interface do Big Brother, HobbitMon, XYmon.

Tal como tínhamos, o bastante difundido, WhatsUp Gold. Já nos anos 2000, possuíamos o Nagios (surgiu em 1999 como Netsaint). Tudo isso sem falar nas plataformas ‘proprietárias’, como o HP OpenView – atualmente conhecido como HP BTO, IBM Tivoli, entre outros.

 

Os custos de implantação e manutenção sempre estiveram em pauta

 

Nessa salada de opções, tínhamos sabores para todo o tipo de paladar. Para os mais ‘escovadores de bit’, até mesmo para os adeptos ao next-next-finish.  Obviamente que, quanto mais fácil a implantação e operacionalização, mais caro ficava o produto. Ou seja: se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. Sendo assim, de uma forma ou de outra teríamos custos, diretos ou indiretos, maiores ou menores.

A questão neste momento é: quem desejava ter um monitoramento, necessitava trocar por algo – ou por tempo ou por dinheiro. Ainda é assim, mas com parâmetros bastante distintos. Os custos em tempo, curva de aprendizado ou custos diretos para a implantação de uma plataforma de monitoramento, reduziram consideravelmente desde os anos 90. As plataformas Opensourceficaram mais difundidas e muitas se profissionalizaram. Em 2001, nasceu o Zabbix e, logo em seguida em 2005, nasce a Zabbix SIA. Atualmente, temos outros tantos players de peso e qualidade no mercado.

Estamos desde 2006, atuando em projetos de implantação e suporte ao Zabbix, podemos assim perceber que, o ambiente de monitoramento acaba ficando em ‘um canto’. Alguém instalou um dia, deixou lá e está funcionando. Se estamos usando as últimas features? Não sabemos. Se estamos com os bugfixesatualizados? Não sabemos.

O fato é que, os custos (diretos e/ou indiretos), de uma implantação on-premises, acabam quase se repetindo em um prazo de 3 (três) anos. Esse geralmente, é o tempo em que uma instalação do Zabbix ‘sobrevive sem manutenção’. Após esse tempo, o ambiente fica muito defasado e as novas featuresnão são aproveitadas. Ainda hoje, possuímos clientes utilizando Zabbix 2.0, outros que não têm ideia de como utilizar o LLD. E Itens Dependentes? É de comer ou passar no cabelo?

Na verdade, esses fatos não desmerecem a capacidade de nenhum time de suporte. Isso ocorre simplesmente, porque o Zabbix está fora do foco diário dos times de sustentação.

 

Mas e a nuvem nisso tudo?

 

A virada para a nuvem, me parece ser um caminho natural para as plataformas de monitoramento. Principalmente, as que tem um probe remoto– o nosso querido e muito útil Zabbix Proxy. Temos percebido que as mais variadas plataformas (colaboração, projetos, telefonia, etc), têm sido migradas para nuvem por apresentarem ganhos com esse movimento.

Algumas delas precisam estar disponíveis para o mundo externo, outras tem custo de manutenção maior se forem on-premises(que usa servidor e recursos de TI dentro da empresa).

Nesse cenário, transferimos toda a responsabilidade sobre a manutenção e sustentação do ambiente de monitoramento, para algum provedor externo e somos abastecidos pelos dados do monitoramento, mantendo o foco na sustentação dos sistemas da empresa.

 

Mas monitoramento na nuvem é para minha empresa?

 

O tema monitoramento é relevante para qualquer negócio, ao pensar em uma plataforma na nuvem, você deve considerar algumas abordagens com atenção. Além do famoso e, importante ROI (retorno sobre o investimento), temos outros benefícios quando optamos por plataformas e serviços em cloud. Em geral, adotar plataformas cloud, permite mais inovação e otimização no core do negócio.

Devemos levar em consideração a agilidade que os serviços em cloudnos oferecem. A elasticidade natural desse tipo de solução permite crescer e encolher rapidamente, acrescentamos isso a confiabilidade dos grandes provedores de serviços cloude o resultado é um ambiente resiliente e escalável.

As equipes ficam mais satisfeitas, e conseguem liberar um precioso tempo para atender as demandas do dia a dia. Portanto, o grande beneficiado, é o próprio negócio. Em um mundo com o mercado cada vez mais disputado, é preciso ganhar competitividade.

 

E como escolher o serviço que se encaixa melhor no meu cenário?

 

Neste cenário, as especificidades de cada ambiente passam a ter um valor importante, e a quantidade de integrações disponíveis no serviço também. Atualmente, o Zabbix recebe o apoio de algumas ferramentas para exercer todas as funções que precisamos. Na mensageria, usamos o Telegram, Line, Slack, RocketChatou outro comunicador qualquer. Para gráficos e dashboards, o Grafanaé figurinha carimbada em muitos ambientes. Também temos o Elasticsearch(que passa a ser nativo no Zabbix 4.0), para utilização como repositório de dados históricos e de eventos. Ou seja: precisamos utilizar um Zabbix puro? Ou temos a necessidade de algo mais? Neste momento, é que entra a análise individual de cada negócio. Entretanto, o importante é entender do que precisamos e quais integrações queremos utilizar.

 

MyZ.Cloud, o serviço de Monitoramento Cloud da Unirede

 

Neste ponto, juntamos as nossas experiências ao longo desses 20 anos, como empresa especializada em Monitoramento e Operação, e colocamos dentro de um fluxo natural em prol de ativação de um ambiente para monitoramento dos serviços e sistemas de uma empresa.

Todos os passos, softwares envolvidos em uma implantação Zabbix, que pode demorar dias ou horas (cogitando o melhor cenário), são executados e provisionados em minutos. Também pensamos nas integrações que são solicitadas frequentemente, por nossos clientes (Grafana, Telegram, Slack, OTRS,etc). Estão todas prontas para uso no MyZ.Cloud.

A compatibilidade entre os componentes, é algo que precisa ser atendido. Pois causa atrasos no processo de deploy, e na atualização de versão do ambiente. Este quesito também foi pensado, e atendido no MyZ.Cloud.

No MyZ.Cloud, também conseguimos fazer a atualização do Zabbix ou dos plugins com apenas um clique.

O objetivo principal desse serviço é entregar, em minutos, uma solução completa para monitoramento, garantindo que todos os outros processos relacionados a esse ambiente, sejam transparentes para o cliente final.

Nesse modelo, o nosso Centro de Operação e Monitoramento, atua para identificar e corrigir (muitas correções são automatizadas), os parâmetros que podem impactar na disponibilidade, desempenho do Zabbix e nas suas integrações. Parâmetros internos do Zabbix, como os StartPollers, o ConfigCache do mesmo modo que tantos outros são monitorados por nossos analistas, e ajustados conforme a demanda do ambiente. O MyZ.Cloud também tem autoscaling,que garante o desempenho mesmo nos momentos de pico (extração de dados e geração de relatórios).

Para quem é prestador de serviços, inclusive de consultoria e suporte ao Zabbix, os seus clientes poderão receber um ‘http://MEU_NOME.myz.cloud’ e utilizarem uma instância dedicada. Desse modo, os custos iniciais de um projeto serão reduzidos, e o MyZ.Cloud pode ser parte integrante dos seus serviços.

Se a curiosidade está grande,  teste o serviço gratuitamente. Uma conta FREE tem validade de 30 dias, tempo suficiente para entender o modelo e perceber que ele atenderá às necessidades do ambiente.

Depois conta aqui a sua experiência, e compartilhe conosco suas sugestões, ao serviço.

Assine a nossa Newsletter!

Quer saber de próximos treinamentos, notícias, publicações, webinars e também sobre eventos da Unirede? Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Você pode gostar também…

Benefícios dos Serviços Gerenciados

Benefícios dos Serviços Gerenciados

Benefícios de fazer o Upgrade Zabbix     Você sabe o que são serviços gerenciados de TI? Também conhecidos como MSP (managed IT services), trata-se de procurar por parceiros que se responsabilizarão pela administração e gerenciamento dos serviços de tecnologia...

Benefícios de fazer o Upgrade Zabbix  

Benefícios de fazer o Upgrade Zabbix  

Benefícios de fazer o Upgrade Zabbix     O Zabbix é a ferramenta de monitoramento open-source referência no mercado. Projetado para medir a disponibilidade e desempenho de componentes de infraestrutura e aplicações, o Zabbix gera indicadores estratégicos que são...

O que é NOC?

O que é NOC?

Neste post, responderemos a pergunta "O que é NOC?" e explicaremos os efeitos que esta infraestrutura tem para o monitoramento do ambiente de TI de qualquer empresa. E, também como a Unirede aplica este conceito no nosso Cognitive Operations (COPs),  time encarregado...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest