Em tempos em que a tecnologia é o centro da maioria das operações nas empresas, a área da saúde também sentiu a necessidade de aprimorar seus processos por meio da TI.

Hospitais trabalham com um volume intenso de dados e ignorar a necessidade de investimento em infraestrutura de TI pode causar sérios problemas. Cada instituição médica possui centenas de aparelhos e equipamentos que ajudam a controlar e mostrar o estado atual de saúde do paciente. Nem é preciso dizer que o monitoramento desses dispositivos e a notificação imediata em caso de falhas é vital.

Por que monitorar a TI na área da Saúde é importante?

Como no setor da saúde e da medicina os dados podem ajudar a salvar vidas, é importante que os ambientes possuam alta disponibilidade e isso só é possível garantir com um bom monitoramento de TI.

Por isso, possuir uma equipe de TI especializada é fundamental, pois é através do monitoramento que possíveis falhas são identificadas e prevenidas, assim como a coleta de dados, que ajuda a identificar pontos de melhorias e também redução de custos.

A Internet das Coisas e a possibilidade de monitorar diversos dispositivos

Você certamente já ouviu falar em Internet das Coisas (IoT). O que você talvez não saiba é que ela também possui inúmeras aplicações na medicina. Com a IoT é possível monitorar dispositivos remotamente e realizar diversas integrações de dispositivos médicos, mantendo os pacientes sob observação constante e também colaborando para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelos profissionais da área da saúde.

Outro exemplo são os marcapassos cardíacos com sensores IoT. Imagine ter a capacidade de receber alertas sobre o estado de saúde de um paciente antes mesmo de qualquer coisa acontecer. Com a IoT isso é possível! Esses aparelhos são capazes de identificar anomalias e emitir alertas, permitindo uma rápida intervenção médica.

Através da IoT é possível medir sinais vitais dos pacientes através de leitos equipados com sensores, rastrear pedidos de medicamentos, monitorar pacientes a distância, entre outras coisas. Acompanhar essas tendências tecnológicas é fundamental para a eficiência dos hospitais e clínicas e também para proporcionar segurança e bem-estar para os pacientes.

Gestão mais eficiente

Com o monitoramento de TI é possível centralizar todas as informações da instituição, permitindo uma gestão mais eficiente e que ainda auxilia na redução de custos. Uma boa gestão de TI também ajuda a melhorar a logística interna da instituição de saúde, integrando todos os setores e trazendo mais produtividade para os times.

Alguns benefícios de monitorar os dados da instituição de saúde:

  • Controlar o estoque a fim de evitar desperdícios ou falta de materiais;
  • Acompanhar o setor financeiro de perto, tendo visão clara das despesas, faturamentos e informações sobre como os recursos são utilizados;
  • Aumento na produtividade dos times;
  • Padronização de procedimentos.

Monitorar as máquinas e dispositivos integrados de TI nos hospitais não é apenas um processo muito importante, mas crítico quando o assunto é salvar vidas

Implementar um sistema de monitoramento de TI é imprescindível para o bom funcionamento de todos os dispositivos médicos, além de permitir uma visão mais ampla de tudo o que acontece na instituição, envolvendo não apenas métricas de TI, mas indicadores de negócio que facilitam o trabalho e ainda ajudam na redução de custos.

Para o sucesso do seu monitoramento, conte com uma equipe especializada em Zabbix, a melhor ferramenta Open Source de monitoramento de TI do mundo! Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!