Lançamento do Zabbix 4.4

zabbix-unirede
Foi lançada, esta semana, a nova versão do Zabbix. Estamos falando da 4.4, que traz uma série de novas funcionalidades. Eu já fiz o test drive e pelo que verifiquei, essa versão traz menos novidades que a versão 4.2, porém não deixa de ter avanços importantes.

 Podemos mencionar como principais mudanças nessa versão:

 

  • Nova geração | Agente Zabbix

A nova geração do Agente Zabbix, no qual foi totalmente reescrito em uma nova linguagem de programação chamada Go, o foco das mudanças foi a redução dos números de conexões TCP geradas, maior poder de métricas simultâneas, ser facilmente extensível com plugins, porém manteve as mesmas funcionalidades da versão anterior.

 

 

 

  • Suporte oficial a TimescaleDB

 

Além do MySQL, PostgreSQL, Oracle e DB2, agora o Zabbix suporta oficialmente o TimescaleDB. O TimescaleDB fornece nível de desempenho quase linear, bem como remoção instantânea automatizada de dados históricos antigos e fornece uma manutenção mais simplificada em comparação com os bancos de dados relacionais tradicionais.

 

 

 

  • Gráficos de barras e função de agregação

O Zabbix 4.4 traz uma novidade de gráficos de barras. E, nos gráficos por widget, você pode usar a função de agregação de dados. Esses dois recursos combinados facilitam muito a análise de dados ao longo prazo e planejamento de capacidade.

 

 

 


Implantação em nuvem com um click

O Zabbix agora pode ser facilmente implantado em contêineres, ou com uma imagem pronto nos principais provedores em nuvem como a AWS, Azure, Google Cloud, Digital Ocean, e Docker.

 

 

  • Base de conhecimento para itens e triggers

O Zabbix 4.4 oferece uma descrição muito mais visual dos itens e triggers. Essas informações fornecem uma ajuda aos usuários, fornecendo a eles todos os detalhes possíveis sobre o significado e a finalidade dos itens coletados, detalhes do problema e instruções de resolução de problemas.

 

 

  • Segurança no auto registro

A nova versão do Zabbix permite opcionalmente criptografia PSK para registro automático com configurações de criptografia automática para hosts adicionados. Agora você pode permitir que o Zabbix  registre automaticamente apenas dispositivos com PSK configurados.

 

 

 

  • Novo pré processamento JSON

O Zabbix agora suporta sintaxe avançada para JSONPath, isso permite o pré-processamento complexo de dados JSON, incluindo agregação e pesquisa. O pré-processamento também pode ser usado para descoberta de baixo nível, o que a torna uma ferramenta extremamente poderosa para automação e descoberta.

 

 

 

  • Descrições para macros de usuários

O suporte de descrições para macros de usuário ajudará a documentar a finalidade de cada macro, facilitando muito o gerenciamento de macros.

 

 

 

  • Coleta de dados mais avançada e eficiente

A coleta de dados e a descoberta de itens relacionados ao WMI, JMX e ODBC foram aprimoradas por novas verificações, retornando matrizes de objetos no formato JSON. Também adicionamos suporte aos datas tores VMWare para monitoramento do VMWare e serviços systemd para a plataforma Linux, bem como o novo tipo de pré-processamento para conversão de CSV em JSON.

 

Conforme vimos acima, as funcionalidades desenvolvidas para essa versão são relativamente importantes, porém, como não se trata de uma versão LTS (long term support), é normal que as mudanças mais expressivas sejam desenvolvidas para a próxima versão que será a 5.0 LTS, a Zabbix SIA planeja lançar em abril de 2020. 

Fique atento!

Em breve, vamos realizar webinar gratuito dando mais detalhes sobre a nova versão 4.4. Para ficar por dentro das datas, acesse aqui!

 

 

Vinicius Murmann

Vinicius Murmann

Zabbix Trainer

Profissional com quinze anos de experiência na área de tecnologia da informação, especialista em soluções em software livre, ao longo desse tempo desenvolveu projetos para clientes médio e grande porte por todo Brasil e no exterior. Possui ampla experiência em softwares de controle, monitoramento, gerencia de redes de computadores e sistemas operacionais. Há mais de dez anos ministra diversos treinamentos, entre eles de Linux, PfSense®, Zabbix, Freebsd, Samba 4, Zimbra e ProxMox entre outros.

 

  • [2018] Zabbix 4.0 Certified Trainer
  • [2016] Zabbix 3.0 Certified Trainer – Riga, Letônia
  • [2014] Zabbix 2.2 Certified Trainer – Riga, Letônia
  • [2014] Zabbix Certified Specialist – Riga, Letônia
  • [2014] Zabbix Certified Professional – Riga, Letônia

Assine a nossa Newsletter!

Quer saber de próximos treinamentos, notícias, publicações, webinars e também sobre eventos da Unirede? Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Você pode gostar também…

Benefícios de fazer o Upgrade Zabbix  

Benefícios de fazer o Upgrade Zabbix  

Benefícios de fazer o Upgrade Zabbix     O Zabbix é a ferramenta de monitoramento open-source referência no mercado. Projetado para medir a disponibilidade e desempenho de componentes de infraestrutura e aplicações, o Zabbix gera indicadores estratégicos que são...

Saiba como se tornar um DPO

Saiba como se tornar um DPO

A aprovação da LGPD significa transformações em como utilizamos e interagimos com dados e a tecnologia! Ela trará novas tendências de mercado, e exigirá que organizações de diversos setores se adaptem aos processos que já estão sendo construídos. O mercado já está...

Transformação Digital, o que é?

Transformação Digital, o que é?

Me recordo claramente de ter escutado pela primeira vez o termo “Transformação Digital” em 2016, durante o evento IDC Directions em Portugal. Recordo do Gabriel Coimbra, Country Manager do IDC em Portugal falando sobre a maturidade das empresas em suas Transformações...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest