Home Office: o Novo Formato da Unirede

Trabalhar em casa é um formato que tem se tornado cada vez mais comum nas empresas, principalmente nas de tecnologia. Aqui na Unirede não é diferente: em julho de 2019 foi implementado a Política de Trabalho Remoto, em que são estabelecidas diretrizes para exercer as atividades fora do escritório. Com o objetivo de possibilitar maior mobilidade e qualidade de vida para os nosso profissionais, a opção de home office é uma opção de livre escolha que parte do colaborador, com a ciência da gestão.

É importante diferenciar trabalho remoto e home office.

  • Trabalho Remoto: trabalhar fora do escritório, não necessariamente em casa. Pode ser em uma lanchonete, no shopping e até na praia.
  • Home Office: trabalhar em casa.

Conversamos com alguns colegas que trabalham neste formato, para saber das suas percepções. Em relação as dificuldades, Maria Rita Maul, Analista de Suporte, comenta que a sua adaptação foi difícil, “mas depois fica bem mais fácil, pois se consegue focar no trabalho”. A Cris Maracci, Executiva de Contas, relata que encontrar um local dentro de casa mais adequado para trabalhar. Já o Marcelo Gomes, Analista de Suporte, conta que devido a barulhos e interrupções em casa, a organização e planejamento precisa ser redobrada. Não ser necessário se deslocar no trânsito foi uma facilidade em comum entre Marcelo e Cristiane.

Quando se trata da distância e pouco contato presencial com os colegas, Rita, que trabalha full time em home office, relata que diariamente contata os colegas pelas plataformas disponibilizadas, que ajuda a estar alinhada com o time. Cristiane também tem esta prática, inclusive ligando para os colegas em vez de trocar mensagens. Marcelo acredita que o contato face a face eventualmente deve ser mantida, para integração com os colegas.

Os prós de se trabalhar em casa são vários, dentre eles a proximidade e maior contato com a família, como a Cris traz em seu relato: “para uma mãe é gratificante poder estar mais presente em casa, levar e buscar meus filhos no colégio”, que também foi convergente com a fala da Rita e do Marcelo. E nos contras foi algo unânime: a falta de contato presencial com os colegas.

Todo formato de trabalho sempre haverá suas facilidades e dificuldades, prós e contas, mas o mais importante é que as organizações, como a Unirede, estão proporcionando para os seus colaboradores este poder de escolha, para se sintam com mais autonomia, confiança e felizes.

Lucas Gomes

Lucas Gomes

Analisa de RH

Psicólogo formado pela FADERGS, pós-graduando em Avaliação Psicológica pelo CEFI. Trabalha há mais de 10 anos na área de RH, além de atuar também em clínica psicológica e palestras sobre mercado de trabalho para jovens e adultos.

Assine a nossa Newsletter!

Quer saber de próximos treinamentos, notícias, publicações, webinars e também sobre eventos da Unirede? Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Você pode gostar também…

Omnichannel em tempos de COVID-19

Omnichannel em tempos de COVID-19

Já escrevi no passado sobre o que é omnichannel, o que eu não sabia na época é que estaríamos em 2020 passando pela pandemia que está acabando com vidas, economias e negócios. O COVID-19 está nos colocando em uma situação totalmente nova, onde não existem manuais para...

Varejo, quais são as novas tecnologias?

Varejo, quais são as novas tecnologias?

Qual é o futuro do varejo? O mundo está em constante mudança, "pivotagem", como falam no meio das Startups. Em meio a nichos tão "disruptivos", outro termo comum nos meios de Startups, um nicho que está ganhando muito espaço nas inovações tecnológicas é o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *