Está em dúvida? Veja a comparação entre as principais ferramentas Open Source de Monitoramento

monitoramento-zabbix

Você sabe qual o melhor software de monitoramento de TI? Está em dúvida? A gente te ajuda.

Ao tratar-se de sistemas de monitoramento de redes, tem uma variedade de ferramentas que oferecem uma experiência excelente de monitoramento. Entretanto, poucas colisões chamam tanta atenção quanto Nagios vs Zabbix.  

A seguir estarão comparações entre Nagios Core e Zabbix, pois ambos são open-source e disponíveis gratuitamente (exceto o Nagios XI, que é um produto pago).  

Os dois oferecem o equilíbrio perfeito entre simplicidade e profundidade. Ser capaz de monitorar suas redes está dependente da sua perspectiva. Em um geral, ambos os programas entregam uma visão compreensiva da rede conectada; a qualidade de ambos os produtos torna difícil escolher qual é o melhor, mas é possível analisar cada ponto chave de ambos os produtos.  

Através da análise de dashboards, configurabilidade, alertas, suporte de protocolo, autodescoberta e plugins, o objetivo é olhar de forma abrangente o que cada produto tem a oferecer, e qual entrega a melhor experiência de monitoramento.  

Abaixo está um resumo rápido de como esses dois programas se apresentam: 

 

  ZABBIX  NAGIOS CORE  VENCEDOR 

Dashboard e  

User Interface 

Dashboard de alta qualidade. 

A dashboard pode ser customizada e oferece uma experiência mais clara. 

Dashboard de alta qualidade, disponibiliza informação básica, como o status de dispositivos, mas não oferece o mesmo nível de qualidade e clareza de display como a Zabbix.  ZABBIX 
Configuração 

É outra característica no qual a Zabbix se sobressaí, 

 já que permite que você altere as configurações 

 através de uma interface na web. 

Força o usuário a inserir as 

 configurações como arquivos de texto. 

ZABBIX (com base em conveniência e facilidade de utilização) 
Visualização  Tem seus gráficos premium disponíveis diretos da caixa.  Não oferece os gráficos por default, entretanto, se fizer download através do plugin NagVis é possível monitorar a rede através do uso de gráficos.  Zabbix (baseado em conveniência) 
Interface Web  Tem sua própria interface de web que é conveniente para deploy e permite que você configure seu ambiente de monitoramento através de uma interface de usuário moderna.  Tem sua própria interface de web. É conveniente ao tratar-se de deploy, mas tem uma interação limitada com o Nagios Core. Um exemplo é que você pode fazer coisas básicas como visualizar a saúde de network e gerar relatórios, mas não muito além disso. A interface também é bastante desatualizada.   Zabbix 
Autodescoberta  Inclui uma ferramenta de autodescoberta que pode buscar por dispositivos através de um alcance de IP.   Inclui uma ferramenta de autodescoberta, com o plugin NagiosQL, você pode acionar autodescoberta para achar dispositivos conectados; essa é uma das poucas áreas no qual o Nagios Core tem uma vantagem visível sob a Zabbix.  Zabbix 
Suporte de Protocolo  Oferece suporte para HTTP, FTP, SMTP, SNMP, POP3, SSH e MySQL.   Oferece suporte para HTTP, FTP, SMTP, SNMP, POP3, SSH e MySQL.  Equivalentes. 
Alertas e Notificações  Você pode optar por receber alertas através de e-mail e SMS, e também pode customizar mensagens e determinar uma corrente de escala.   Alertas e notificações são oferecidas direto da caixa; você pode optar por receber alertas através de e-mail e SMS e o Nagios Core oferece vários níveis de alerta, mas não tem a customização oferecida pela Zabbix.  Zabbix 
Templates de Monitoramento  Oferece Templates para FTP, HTTP, HTTPS, IMAP, LDAP, MySQL, NNTP, SMTP, SSH, POP e Telnet.   Não possui.   Zabbix 
Plugins  Não possui  Oferece possibilidades extensivas de plugins adicionais.  Nagios Core 
Comunidade  80,000 integrantes.  67,000 integrantes.  Zabbix 
Preço  Gratuito.  Freemium  Equivalentes. 

Dashboard e interface do usuário

A primeira comparação será das interfaces de usuário destes dois produtos. Isso significa a dashboard.  

Em ambos os programas, a dashboard será onde você passa a maior parte do seu tempo, então é importante que você tenha a capacidade de monitorar a sua rede com eficiência. A Nagios Core oferece uma experiência simples, ou seja, existe uma infraestrutura de exibição saudável e várias abas distribuídas com cores, a fim de demonstrar o quão bem a sua rede está funcionando.  

Os serviços e dispositivos de redes são categorizados através de uma variedade de status que vão desde ok, aviso, desconhecido, crítico à pendente. Isso disponibiliza o que você precisa para monitorar a rede a nível corporativo. A árvore de navegação é exibida ao lado esquerdo da página, no qual é possível visualizar com facilidade páginas chaves como trends, alertas e notificações.

Benefícios dos Serviços Gerenciados

 

Em contraponto, a dashboard da Zabbix mantém uma aparência com alta qualidade. A interface de gerenciamento é objetiva e as exibições por cores tem boa definição nas telas. Além disso, é altamente customizável.  

Enquanto você precisará de algum conhecimento de código para extrair o máximo do seu design, ele oferece uma experiência mais personalizada que a Nagios Core. Por exemplo, você pode ter tabelas detalhando os status de hospedagem e sistema na página inicial, para que você possa saber imediatamente se há algum problema. 

Em termos de experiência de usuário, usabilidade e design, Zabbix tem uma vantagem evidente. A mistura de modernidade com o design customizável torna uma experiência verdadeiramente personalizada de monitoramento. Enquanto o Nagios Core tem as bases para que você possa monitorar a sua rede, simplesmente não é tão satisfatória de se utilizar.  

Configuração  

Configuração é um aspecto de comparação que vai surgir bastante durante essa discussão pois é importante para estruturar uma experiência de monitoramento.  

Zabbix tem uma vantagem massiva nesse aspecto pois você pode mudar configurações através de uma interface baseada na web. Um dos problemas principais com o Nagios Core é que todas as configurações precisam ser inseridas como arquivos de texto. Então em vez de interagir com a interface do usuário, é necessário criar arquivos.  

O resultado são configurações que são inconvenientes para serem estabelecidas. O Zabbix recebe o mérito nessa área por conta da facilidade que é criar configurações.  

Benefícios dos Serviços Gerenciados

Visualização  

Uma das características que as melhores ferramentas de monitoramento de rede têm em comum é a visualização. Programas que exibem os dados da sua rede em gráficos e tabelas que tem fácil legibilidade estão, inquestionavelmente, entre os mais populares. Ter a possibilidade de se referir a um gráfico para visualizar tendências na sua rede é essencial para compreender o que está acontecendo por debaixo dos panos.  

Dos dois produtos, apenas a Zabbix está equiparada com gráficos direto da caixa. 

O Nagios Core disponibiliza gráficos através de plugins, mas visualização da Zabbix é claramente melhor. Quando você aciona um gráfico na Zabbix, o design se equivale a qualquer outro programa de monitoramento de rede que você pode imaginar, se tornando a nossa escolha número um.  

Interface de Web  

Tanto Nagios quanto a Zabbix tem uma interface baseada na web, mas essa é uma área em que a Zabbix tem vantagem. A Nagios Core só disponibiliza a saúde da rede e gera relatórios, já a Zabbix pode ser configurada de acordo com os seus requerimentos por default; a Nagios necessita de uma configuração por arquivos de texto ou plugins adicionais.  

Se você está procurando uma plataforma que é facilmente acessível online, então a Zabbix é a sua escolha.  

Autodescoberta 

Benefícios dos Serviços Gerenciados

 

Tanto Zabbix quanto Nagios podem acionar autodescoberta. Com a Zabbix o usuário pode determinar o alcance de IP a ser scaneado, e o software irá procurar por novos dispositivos periodicamente. O Nagios Core vem com um plugin chamando NagiosQL que pode descobrir dispositivos através da sua rede, isso significa que ele procura por dispositivos automaticamente após o programa ser iniciado.  

O Zabbix acaba sendo superior pois torna mais fácil para usuários determinar as configurações de scan da sua escolha, já que você precisa entrar no site da Nagios para ativar o plugin.  

Alertas e Configurações 

Estes têm se tornado um dos aspectos mais importantes quando se trata de sistemas de monitoramento de rede. O monitoramento manual é altamente falível. Os alertas possibilitam que você se apoie no sistema para destacar qualquer atividade problemática que você precisa solucionar.  

Tanto Zabbix quanto o Nagios Core tem seus sistemas de alerta através de e-mail e SMS. Nagios tem diversos níveis de alerta, catalogados como erros, aviso e mensagens de que está tudo ok 

Os alertas da Zabbix são bons pois possibilitam que você customize o conteúdo da sua mensagem. Por exemplo, você pode fazer com que as mensagens incluam data e horário, nome da hospedagem, o valor do item, o perfil do host, macros do usuário, e histórico de escalação. Isso é muito útil pois tornará possível incluir toda a informação relevante. Além disso, a possibilidade de escalação do sistema de alerta da Zabbix tem grande impacto. 

Se sua mensagem inicial não recebe nenhuma resposta, será enviada a outro recipiente. Se não houver resposta no final da cadeia de envio, ele pode executar o comando automático. Essa ordem de alerta permite que você customize o seu sistema de acordo com as necessidades do seu time.  

Você pode definir quem é o ponto inicial de contato, e se certificar de que os outros integrantes do time estão preparados para agir caso não haja respostas.  

Templates de Monitoramento  

Essa é uma área que muitas vezes acaba sendo deixada de lado, entretanto, os Templates de monitoramento eliminam várias das necessidades de configuração manual. A Zabbix tem uma variedade de Templates de FTP, HTTP, HTTPS, IMAP LDAP, MySQL, SMTP, SSH, POP e Telnet.  Isso permite que você já comece a monitorar direto dessas configurações.  

Plugins 

O NagiosCore possui centenas de plugins. Enquanto nem todos são úteis, muitos são. Zabbix não os possui.  

Serviços  

Tanto Nagios Core quanto Zabbix tem agentes instalados para expandir as capacidades das ferramentas. Zabbix tem um agente que administra todos os serviços, o Agente Zabbix. Você pode fazer com que ele performe tarefas de monitoramento similares aos serviços dos múltiplos agentes da Nagios Core.  

Preço 

Ambos estão disponíveis gratuitamente, a diferença é que você pode atualizar o Nagios Core para uma versão paga.  

O Veredito: Zabbix – Rede de Monitoramento Premium de Graça 

Após a comparação de ambos, é evidente que Zabbix é o vencedor. Enquanto Nagios Core tem as bases para um monitoramento de rede efetivo, ele não provém a mesma experiência e configurabilidade que a Zabbix possui.  

Em grande parte dos pontos essenciais, Zabbix tem uma performance superior, com sistemas de alerta automáticos e gerador de gráficos claros. Além disso, constroem uma experiência de monitoramento simples e compreensiva. Os templates reduzem a quantidade de trabalho manual, e quando um problema é identificado, as mensagens customizadas e a cadeia de escalação cria uma eficiente resposta à eventos.  

Mesmo que a Nagios Core ofereça uma experiência de monitoramento de qualidade, não está no nível Zabbix. A interface de usuário parece desatualizada, e a falta de configurações convenientes e visualização por default desapontam. Apesar disso, Nagios Core tem algumas vantagens como GUI de web e os plugins.  

Na maior parte de ambientes corporativos, Zabbix é a melhor ferramenta a ser utilizada.  

Benefícios dos Serviços Gerenciados
Suporte Zabbix!

Entre conosco agora e comece já a receber suporte 24/7 Zabbix para o seu negócio. Conte com a gente e pare de se preocupar com problemas de indisponibilidade dos seus ambientes!

Assine a nossa Newsletter!

Quer saber de próximos treinamentos, notícias, publicações, webinars e também sobre eventos da Unirede? Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Você pode gostar também…

Dicas para usar o Geomaps Widget do Zabbix 6.0

Dicas para usar o Geomaps Widget do Zabbix 6.0

A versão 6.0 do Zabbix conta com um widget para geolocalização dos hosts, exibindo-os em um Dashboard, conforme filtros que podemos aplicar. Acontece que, apesar de parecer simples (e é!), versões anteriores precisavam de integrações e alterações em código para...

Zabbix Native High Availability Solution

Zabbix Native High Availability Solution

Há muito, os administradores Zabbix têm sentido a necessidade de se trabalhar uma solução de monitoramento com alta disponibilidade. Mas por quê? Simples... um ambiente de TIC cresce exponencialmente a cada dia com novos hosts, de novos clientes, em diversos locais do...

Monitoramento de Certificados Digitais de Websites com Zabbix Agent2

Monitoramento de Certificados Digitais de Websites com Zabbix Agent2

Introdução O Zabbix Agent2 tem sido um divisor de águas nas questões de monitoramento com a ferramenta Zabbix. Se o Zabbix Agent tradicional (escrito em C) já era bom, o novo agente, escrito em “Go” veio para suprir muitas necessidades de monitoramento e anseios por...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest