Recentemente foi lançado a nova versão do #zabbix 4.4 e com elas novas funcionalidades e pequenos ajustes. Durante os treinamentos de zabbix que ministro, gosto de reforçar a importância de documentar e detalhar as descrições dos itens, triggers, templates, hosts e outros objetos. Desta vez achei interessante compartilhar essa nova opção de visualização de descrição dos itens na tela de Monitoramento>>Dados Recentes.

Observem que as informações preenchidas no campo de descrição dos itens, podem ser visualizadas ao clicar no ponto de interrogação conforme imagem a seguir.

Então como boa prática, sempre descreva bem seus itens, triggers, hosts e outros, eles serão úteis para investigação dos incidentes. Lembre-se outras pessoas precisam entender o que está sendo monitorado e na descrição (trigger) você pode adicionar a solução do problema ocorrido.

Hernandes Martins

Hernandes Martins

Zabbix Trainer

Formado em redes de computadores pela Universidade Nove de Julho. Atua na área de tecnologia desde 2001, passando por grandes empresas. Atuando como Analista de Suporte, Administrador e Analista de Redes. Atualmente é Analista Zabbix Specialist Certifield e Instrutor na Unirede Soluções Corporativas. Unirede é parceira do Zabbix no Brasil e América Latina, membro e colaborador ativo nos fóruns oficiais e da Comunidade Zabbix Brasil no Yahoo e Facebook. Ministra palestras e realiza projetos de implementação e consultoria com Zabbix. Mantém o blog com vídeos e colaborações para a comunidade brasileira. http://hernandesmartins.blogspot.com.br/