3 MOTIVOS PARA SEGUIR CARREIRA NA ÁREA DE MONITORAMENTO DE TI

Profissionais na área de tecnologia da informação são cada vez mais requisitados e valorizados, e sabemos muito bem por quê.

A transformação digital é uma realidade, e já se tornou inevitável no mundo contemporâneo. Segundo uma pesquisa de 2020 do Linkedin, 13 em cada 15 profissões são cargos ligados à tecnologia, segundo a Infomoney.  

A gama de possibilidades cresce cada vez mais, surgindo constantemente novas profissões especializadas no mundo digital. Algumas das mais conhecidas são: desenvolvimento, inteligência artificial, segurança da informação, cientista de dados, computação em nuvem, IoT, entre muitas outras.

Uma grande parte desse universo é a área de monitoramento de TI e infraestrutura, que, além de ter a possibilidade de englobar qualquer das outras áreas, também é uma das mais importantes pois trabalha para manter os ambientes de TI funcionando com coletas de dados em tempo real.

Com uma ferramenta de monitoramento completa e correta, é possível ter confiança na produtividade, performance e disponibilidade de suas plataformas. Assim como garantir que sistemas, e-commerce, IoT, hardwares, aplicações, ou seja, toda uma infraestrutura de TI funcione sem maiores percalços.

Trabalhar na área pode trazer grandes conhecimentos de softwares, gestão de TI, entre outros segmentos dentro do espaço que o monitoramento de TI comporta. Além de segurança da informação, coleta de dados e vários itens de ambiente de TI.

Confira 3 motivos que um profissional da área pode vivenciar no dia a dia e se consagrar como um agente importantíssimo para qualquer estrutura:

CONHECIMENTO SOBRE OS DADOS

Conhecer tudo que acontece dentro de um negócio é extremamente positivo. A possibilidade de tornar dados em estratégias para prevenir falhas, solucionar problemas, reduzir custos e aumentar a performance da equipe é um dos pontos essenciais para manter um negócio funcionando 100% otimizado.

Receber as informações mais valiosas possíveis e em tempo real, 24 horas por dia e 7 dias por semana, faz com que seja possível evitar qualquer tipo de mau funcionamento e auxilia cada vez mais em uma tomada de decisão rápida e eficiente frente aos problemas que aparecem.

PREVINE FALHAS E PROBLEMAS

Falando em problemas… você já pensou em transformar problemas em soluções? Quem trabalha com monitoramento pode transformar limão em limonada a cada situação que aparece. E, ainda por cima, otimizar as ações tomadas, levando cada vez menos tempo para corrigir problemas ou até prevenir as grandes falhas antes mesmo de elas acontecerem. As vezes também se pode identificar o que está dando certo em um negócio, e aprender a repeti-lo.

Alguns comportamentos só podem ser identificados pelos profissionais de TI da área de monitoramento, pois é a equipe que mais disponibiliza tempo, conhecimento, estudos e estratégias para evitar falta de produtividade das outras áreas e qualquer tipo de ameaça ao ambiente como um todo.

VÁRIAS ÁREAS PARA SE DESENVOLVER

A área de monitoramento não é única e unilateral. Além de vários softwares serem constantemente atualizados, possibilitando o aprendizado constante, é possível se especializar no setor operacional, de infraestrutura, de gestão, de segurança da informação, entre muitas outras que compõem um esqueleto totalmente flexível, mutável e com uma grande diversidade de mercado.

coleta-de-dados-unirede

CONFIRA DEPOIMENTOS DE EX ALUNOS DA UNIREDE

Desde o primeiro contato até a realização do exame, foi tudo perfeito. A localização, infraestrutura, metodologia das aulas, experiências e networking foram sensacionais e, com isso, a tensão do exame foi sendo gradativamente substituída pela confiança no resultado. Todo esse cenário foi refletido positivamente na ascensão da minha carreira profissional. Espero ansiosamente a oportunidade de repetir esse ciclo em breve.

Erick Marllon Cordeiro Melo Silva | Coordenador de infraestrutura

Os treinamentos do Zabbix na Unirede foram extremamente importantes para o time, que pode aprofundar-se nas boas práticas do produto e ganhar maior conhecimento para a condução dos desafios do projeto na CEA, além de todo o conhecimento e qualidade do instrutor na condução do treinamento. Muito obrigado.

Renan Cezario | Gestor de TI

O treinamento de Zabbix e Grafana ministrado pela Unirede foi fundamental para a disseminação do conhecimento nas ferramentas entre nossas equipes de monitoramento de rede. Como resultado obtivemos uma maior criação de valor para nossos clientes e aumento de nossa eficiência operacional resultando em benefícios também para a nossa empresa.

Tayroni Henrikson | Gerente Global de O&M e NOC

Gostaria muito de agradecer a Unirede, pela ótima parceria para o Treinamento Oficial Zabbix 5.0 Specialist, iniciando pelo ótimo atendimento da Cristiane Maracci, (Gerente de Contas da Unirede), para o fechamento do curso e explicação pré-curso. Também a instrutora Vih Murmann, que através de sua ótima didática e paciência detalhando cada item apresentado no curso com maestria, me ajudando a ter um maior conhecimento de Zabbix. Além de conseguir aprovação no exame hoje sei como colocá-lo em prática da melhor forma possível em meu dia-a-dia na empresa em que trabalho, muito obrigado Unirede Treinamentos pela parceria e com certeza é uma de muitas.

Rodrigo Martins | SER Pleno

Preciso destacar que há muito tempo que não participava de um treinamento onde o instrutor não se coloca acima de seus alunos, mas sim se nivela e eles, no intuito de juntos caminharem em busca do objetivo principal, o conhecimento. Mas, isso acredito ser, além da essência do mesmo, também o pensamento da Unirede. Na Zabbix Conferece Latin 2019 pude ter contato com praticamente toda a equipe Unirede e tive a chance de verificar que todos são muito abertos a troca de conhecimento e em momento nenhum se colocam em pedestais. Parabéns pela empresa que se tornaram e a equipe que formaram.

Rafael Rodriguez | Gerente de Infraestrutura de TI

Do primeiro dia do treinamento do Zabbix Specialist até o último dia do treinamento do Zabbix Professional, eu senti muita confiança no instrutor e percebi que essas locunas no conhecimento que eu tinha foram sendo preenchidas. Estou muito feliz de ter feito esse investimento e ainda mais por toda a atenção que a Unirede me deu do momento em que tive o interesse em realizar o curso até a emissão dos certificados.

Gabriel Dias Vilela | Gerente de Monitoramento

Unirede Treinamentos

O mercado de TI é extremamente competitivo e no mundo dos negócios, quanto mais conhecimento você possui, mais valioso para o mercado você é. Investir na sua vida profissional é um passo importante para te deixar cada vez mais perto do sucesso. A Unirede Treinamentos está há mais de 14 anos no mercado de TI, com instrutores especializados no assunto e com didática e certificações oficiais. A Unirede Treinamentos é parceira Premium da Zabbix Oficial, Parceiro Silver Quest e parceiro Exin. Possui treinamentos em ferramentas opensource como Zabbix, Grafana, Kace, LGPD, DPO, ISMP, entre outros. Obtenha mais informações no site.

Assine a nossa Newsletter!

Quer saber de próximos treinamentos, notícias, publicações, webinars e também sobre eventos da Unirede? Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Você pode gostar também…

Monitoramento de Certificados Digitais de Websites com Zabbix Agent2

Monitoramento de Certificados Digitais de Websites com Zabbix Agent2

Introdução O Zabbix Agent2 tem sido um divisor de águas nas questões de monitoramento com a ferramenta Zabbix. Se o Zabbix Agent tradicional (escrito em C) já era bom, o novo agente, escrito em “Go” veio para suprir muitas necessidades de monitoramento e anseios por...

Saiba como se tornar um DPO

Saiba como se tornar um DPO

A aprovação da LGPD significa transformações em como utilizamos e interagimos com dados e a tecnologia! Ela trará novas tendências de mercado, e exigirá que organizações de diversos setores se adaptem aos processos que já estão sendo construídos. O mercado já está...

Transformação Digital, o que é?

Transformação Digital, o que é?

Me recordo claramente de ter escutado pela primeira vez o termo “Transformação Digital” em 2016, durante o evento IDC Directions em Portugal. Recordo do Gabriel Coimbra, Country Manager do IDC em Portugal falando sobre a maturidade das empresas em suas Transformações...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest